Reformadores de classe média no Império brasileiro: a sociedade central de imigração
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1976.209666Palavras-chave:
classe média, Brasil Império, sociedade central de imigraçãoResumo
(1º parágrafo do artigo)
O termo “classe média” tem uma acepçäo bastante ambigua, e o seu uso tem sido täo controvertido no Brasil como em outros paises do mundo. Diversos estudiosos já notaram que as mudangas económicas que ocorreram no final do século passado, em particular a expansão da economia de exportação, criaram certas condições no Brasil que causaram o crescimento de camadas sociais intermediárias compostas nem de trabalhadores manuais, nem de membros da elite latifundiária. A essa nova classe média, embora seja uma categoria quase residual na estrutura social, tem-se, não obstante, dado um papel importante em quase todas as principais mudanças sociais e políticas que aconteceram nos últimos anos do Império, inclusive na abolição da escravatura e na queda da monarquia. No entretanto, até agora são poucas as pesquisas que resultaram em informações detalhadas e precisas sobre as características desses novos grupos; daí ser util examinar aqui um caso particular de reformadores de classe média — o da Sociedade Central de Imigração .
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).