O estudo da história na universidade alemã
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1976.209792Palavras-chave:
estudo da história, universidade alemãResumo
(1ºs parágráfos do artigo)
No Brasil citávamos sempre a cultura francesa e hoje passamos a orientar-nos pela ciência norte-americana. Diante do gênio alemão sempre se teve respeito, mas um respeito à distância. Diminuir tal distância certamente nos aproveitaria. A consciência alemã experimenta e sofre hoje mais do que nunca a prova de sua identificação. Houve um paroxismo nacionalista, houve uma derrocada total, houve a imediata fuga num milagre econômico. Só agora rebatem as ondas da crise do espírito. É uma nação que só agora começa a indagar e a compreender o que se passou. Nação dilacerada em seu solo, em sua história, em suas gerações. Uma nova geração que reage alérgica a tudo que seja sentimentalismo nacional, entusiasmo ideológico, valores tradicionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).