Uma história entre duas erudições: reflexões sobre a metodologia histórica atual, em França
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1976.210081Palavras-chave:
metodologia histórica, Jean Glénisson, metodologia histórica francesa, École des AnnalesResumo
(1º parágrafo do artigo)
Foi este o tema da conferência ( *) realizada pelo Professor Jean Glénisson, no dia 28 de maio de 1976, a convite do Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. O Professor Glénisson dirige o Jnstitut de Recherche et Histoire des Textes, em Paris, e é Diretor de Estudos da École des Hautes Etudes en Sciences Sociales (antiga 611 Secção da École Pratique des Hautes Etudes). De passagem por São Paulo, tivemos a satisfação de ouvi-lo, após vários anos: Professor da Faculdade de Filosofia, em 1958 e 1959, é esta a segunda vez que volta ao Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).