A geomorfologia no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1974.210497Keywords:
geomorfologia, história da ciênciaAbstract
(1º parágrafo do artigo)
Na literatura sobre a evolução dos conhecimentos científicos, relacionados com as ciências da terra no Brasil, raras são as informações dedicadas à história da Geomorfologia Brasileira. Nesse sentido, nem mesmo a publicação do notável simpósio sobre As ciências no Brasil (1955), organizado graças aos esforços e ao prestígio intelectual de Fernando Azevedo, foi capaz de preencher aquela séria lacuna. Os geólogos Viktor Leinz e Othon Henry Leozardos, encarregados respectivamente de escrever sobre a Geologia e Paleontologia e a Mineralogia e Petrografia, compreensivelmente deixaram de lado o tratamento dos assuntos mais propriamente geomorfológicos.
Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 1974 Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).