O teatro, lugar onde se escuta: Entrevista com Marie-Madeleine Mervant-Roux
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2023.212560Palavras-chave:
teatro, entrevistaResumo
Marie-Madeleine Mervant-Roux é pesquisadora emérita do CNRS e integrante da esquipe de pesquisa do ARIAS-THALIM (Laboratório de Pesquisa em Intermedialidade e Artes do Espetáculo). Nos últimos quinze anos, a pesquisadora tem se interessado pelas dimensões sonoras do teatro ocidental, temática pouco estudada e de grande interesse para este dossiê, na medida em que põe a nu os regimes de escuta de diferentes períodos e propõe uma história sonora do teatro. Nesta entrevista, a pesquisadora retraça sua trajetória acadêmica e conta como surgiu seu interesse pelo som do teatro, resultante de uma súbita tomada de consciência da surdez dos Estudos Teatrais. Também revela a importância da História e da historicização do som em seu percurso de pesquisa, destacando o esforço de sua equipe em aproximar os estudos do som francófono e anglófono, marcados por diferenças epistemológicas e metodológicas importantes.
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Copyright (c) 2023 Virgínia de Almeida Bessa
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Dados de financiamento
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Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Números do Financiamento Projeto de pesquisa “Som e Escuta no Teatro Musicado de São Paulo”;Processo n° 102479/2022-4