"Ao alcance do ouvido": recompondo a História Cultural do Som
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2023.213196Palavras-chave:
história cultural, resenhaResumo
Resenha do livro
JOHNSON, Bruce. Earshot: Perspectives on Sound. New York; London: Routledge – Taylor & Francis Group, 2023.
Downloads
Referências
Fontes
MARQUES, Gabriel. Ruas de tradições de São Paulo – Uma história em cada rua. São Paulo: Conselho Estadual de Cultura, s.d. [1957].
MARTINS, Antonio Egydio. São Paulo antigo (1554-1910). São Paulo: Typografia do Diário Oficial, 1912. v. II.
SÃO PAULO. Leis e átos do Municipio de S. Paulo do ano de 1920 (Nova edição adaptada à ortografia oficial). São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1934.
Referências
APROBATO FILHO, Nelson. Kaleidosfone: as novas camadas sonoras da cidade de São Paulo; fins do século XIX – início do XX. São Paulo: Edusp/Fapesp, 2008.
FELD, Steven. Waterfalls of song: an acoustemology of place resounding in Bossavi, Papua New Guinea. In: FELD, S.; BASSO, K. H. (ed.). Senses of place. Santa Fe, NM: School of American Research Press, 1996.
JOHNSON, Bruce. Earshot: perspectives on sound. New York; London: Routledge – Taylor & Francis Group, 2023.
JOHNSON, Bruce. From Music to noise: the decline of street music. Nineteenth – Century Music Review, v. 15, p. 67-78, 2017a. Available in: https://www.cambridge.org/core/journals/ nineteenth-century-music-review/article/from-music-to-noise-the-decline-of-street-music/690653B23B54ABF8080362CBCD208A52. Doi: https://doi.org/10.1017/S147940981700009X.
JOHNSON, Bruce. Sound studies today: where are we going? In: DAMOUSI, Joy; HAMILTON, Paula (ed.). A cultural history of sound, memory and the senses. New York, NY London: Routledge, 2017b.
JOHNSON, Bruce; CLOONAN, Martin. Dark side of the tune: popular music and violence. Aldershot: Ashgate, 2008.
JOHNSON, Bruce; BRUSILA, Johannes; RICHARDSON, John Richardson. Memory, space and sound. Bristol; Chicago: Intellect/The Mill/The Chicago University Press, 2016.
KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Trad. Wilma Patrícia Mass e Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto Editora, 2006.
MORAES, José Geraldo Vinci de. As sonoridades paulistanas: a música popular na cidade de São Paulo. Final do século XIX e início do século XX. Rio de Janeiro: Funarte, 1995.
PINTO, Maria Inez Machado Borges. Cotidiano e sobrevivência: a vida do trabalhador pobre na cidade de São Paulo, 1890-1914. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1994. (Coleção Campi, 18).
SANTOS, André Augusto de Oliveira. ‘Vai graxa ou samba, senhor?’: a música dos engraxates paulistanos entre 1920 e 1950. Dissertação de mestrado, História Social, Departamento de História-FFLCH, Universidade de São Paulo, 2015.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nelson Aprobato Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).