Um tema negligenciado
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1977.76313Palavras-chave:
Ferrovia, Século XIX, São Paulo,Resumo
(primeiro parágrafo do texto)
Surgindo no século XIX, como um dos instrumentos de maior alcance do Capitalismo Industrial, a estrada de ferro, como a literatura histórica tem suficientemente demonstrado, ao impulsionar a indústria do carvão, a siderurgia e a engenharia pesada, contribuiu de maneira decisiva para consolidar o arranco e a maturidade daquele Sistema, que dela tanto se beneficiou.
Entretanto, a ferrovia não desempenhou apenas esse papel, e também não o fez somente na frente de expansão do núcleo central do Sistema, ritmando mesmo o seu crescimento, mas e também em sua periferia, onde contudo assumiu diferentes funções, de ordem econômica, política, estratégica e cultural, o que não só se mantinha sintonizado com o interesse da alta burguesia européia, detentora dos meios de produção, como também atendia, dentro de um complexo de relações econômicas e sociais, aos que manipulavam a organização da produção no interior da periferia.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 1977 Revista de História

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).











