Resenha do livro: 'Teoria da História'
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1976.77880Palavras-chave:
Teoria da História, metodologia,Resumo
(parágrafo do texto)
Não se trata de obra pioneira entre nós, cabendo lembrar aqui a alentada Teorias da História, de Patrick Gardiner (Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, 1969. 679 p.). Esta, no entanto, tem a sua consulta minimizada devido a duas ordens de dificuldades: o—alto custo, aliado ao fato de se tratar de Obra importada, torna-a inacessível à grande maioria dos alunos dos cursos de História; e, em segundo lugar, a desatualização quanto aos "teóricos" da História surgidos na década de 60, particularmente na historiografia francesa, os quais compõem o quadro das principais discussões metodológicas da História em nossos dias. Aliás, cumpre notar que é bastante significativo o fato de que a presente coletânea seja lançada simultaneamente à tradução brasileira do excelente Faire de l'Histoire, o que, no mínimo, evidencia a certeza de que a ciência histórica no Brasil esteja, gradativamente, libertando-se das peias do amadorismo, face à demanda de um público carente de formulações teórico-metodológicas mais sólidas e expressivas.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).