Resenha do livro: 'A selva amazônica: do inferno verde ao deserto vermelho?'
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1976.78174Palavras-chave:
Floresta Amazônica, Brasil,Resumo
(primeiro parágrafo do artigo)
Já não há dúvida, atualmente, de que as clareiras abertas na floresta as colheitas só dão bons resultados nos dois ou três primeiros anos quando então o declínio da produção e a entrada de pragas e plantas invasoras fazem com que se torne mais prático desmatar outro pedaço da floresta . . . Trata-se de uma estratégia que só se torna ecologicamente válida nos lugares onde é baixa a densidade demográfica, sendo totalmente contra indicada para sustentar o vasto número de colonos oficialmente designados para a ocupação da Amazônia. Tanto a destruição das matas quanto as atividades agropecuárias estimuladas pela abertura das novas estradas pressagiam as mais desastrosas consequências ambientais". A finalidade do presente estudo, é mostrar quão pouco conhecida é essa área imensa mas vulnerável, bem como relatar o que está sendo feito, prever que resultados isso poderá trazer para o ambiente e sugerir medidas capazes de impedir, ou pelo menos atenuar, desagradáveis e extensas consequências que inevitavelmente o futuro irá trazer.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).