Os objetivos do ensino da História no curso secundário
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1957.105130Palavras-chave:
Ensino de História, Educação, MetodologiaResumo
Essencial para a educação é o conhecimento seguro dos seus objetivos. Afirmação que pareceria banal e inútil se não estivéssemos constantemente assistindo a novas reformas que visam o curriculum, ou os programas das várias matérias, copiando fórmulas estrangeiras e esquecendo o princípio básico da educação — a consciência clara dos seus objetivos, o que depende diretamente de uma filosofia de vida. Que se pretende do indivíduo? Como é ele compreendido nas suas relações com a sociedade? Qual a sociedade onde vai ele viver? Qual a sua posição no quadro mais amplo do Universo? São questões imprescindíveis na orientação dos problemas educacionais. Toda educação que não se assente sobre essas sólidas bases não se realiza. Fica a meio caminho. Talvez seja essa a principal explicação da falência da educação contemporânea na nossa sociedade, onde as diretrizes são múltiplas e se confundem. Sem que se conheçam os verdadeiros alvos a serem atingidos é impossível qualquer planificação e educação é essencialmente plano, método. O desconhecimento desses desorganiza todo o sistema educacional desde a seleção das matérias, até a maneira de ensiná-las que está em grande parte na sua dependência.
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