José Bonifácio e a maçonaria
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1963.122128Palabras clave:
José Bonifácio, maçonaria, biografiaResumen
Há cêrca de trezentos anos, por volta de 1688, surge, na Inglaterra, uma sociedade secreta, organizada pelas principais personalidades do Parlamento inglês para colocar, como colocaram, no trono da Grã-Bretanha, Guilherme de Orange, holan-dês de nascimento. Êsse movimento político extingue a dinastia de direito divino, substituída pela dinastia de direito consentido. Daí em diante, a Maçonaria Azul, como é conhecida a Maçonaria inglêsa, defende a Monarquia da Grã-Bretanha. O Príncipe de Gales é sempre o Grão-Mestre da referida sociedade secreta com objetivos políticos. Deixa o grão-mestrado quando ascende ao trono, para ser o Rei da Inglaterra. E na obra intitulada A Maçonaria na Independência do Brasil, de minha autoria e de Manuel Rodrigues Ferreira, estudamos o assunto em extensão e profundidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).