Las Preocupaciones Étnicas de las Elites Intelectuales Argentinas, 1880-1940
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i129-131p101-120Palabras clave:
Intelectuais, Positivismo, Imigração, Identidade NacionalResumen
O autor passa em revista algumas das principais idéias representativas do pensamento da intelectualidade argentina, procurando demonstrar a ausência de nma doutrina coerente em torno da questuo da raça e como parte integrante do projeto de construção da nacionalidade. A análise se faz com base nas idéias de grupos distintas de intelectuais: positivistas, racionalistas católicos e liberais.
A etnicidade é apresentada como uma das maneiras de se formular discursivamente as questões pendentes do processo de construção nacional onde a questão imigratória encontra-se dimensionada ao
lado de outras como: a dos exilados espanhóis e dos imigrantes refugiados do nazismo. Na porte final
analisa as ideias xenófobas e racistas do nacionalismo integrista antiimperialista, de índole mobilizadora e populista dos anos 30 e 40.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).