México: el estado y la unidad nacional cardenista
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i115p89-102Palabras clave:
México, Lázaro Cárdenas del Río, Unidad NacionalResumen
(primeiro parágrafo do artigo)
Durante la década de 30 importantes sectores de la economia mexicana permanecian en manos del capital extranjero (minas, petróleo, energia, transportes, por ejemplo). La destrucción de la antigua estructura agraria de poder por la Revolución Mexicana no atingió, por lo tanto en la misma medida — o solamente de forma indirecta — al capital estranjero. Además de eso, tuvo una contrapartida directa en la derrota militar de las milicias campesinas — justamente las iniciadoras del proceso revolucionario — por parte de la nueva e incipiente burguesia emergente de la Revolución. Con un operariado poco consistente y fragmentado por la existencia incluso de organizaciones paralelas el Estado pasará a jugar — sin el apoyo de capas populares de forma estructurada — un papel de creciente relevancia en el sentido de impulsionar el proceso de industrialización.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).