História e Sociologia
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1965.123302Mots-clés :
História, Sociologia, ciênciaRésumé
Algumas observações prévias para situar êste capitulo. En-tendo aqui por sociologia, muitas vêzes, senão quase sempre, aquela ciência global que Émile Durkheim e François Simiand pretendiam constituir no comêço dêste século — aquela ciên-cia que ainda não é, mas para a qual não deixará de tender, ainda que nunca venha a realizar plenamente tal objetivo. Por história, entendo eu uma investigação cientificamente condu-zida, digamos mesmo uma ciência, mas complexa: não há uma só história, uma só maneira de ser historiador, mas diversas maneiras, diversas histórias, um acervo de curiosidades, de pon-tos de vista, de possibilidades, aos quais, amanhã, outras curio-sidades, outros pontos de vista, outra possibilidade se juntarão ainda. Será que um sociólogo me compreenderá melhor — da-do que êle tende, à semelhança dos filósofos, a conceber a his-tória como uma disciplina de regras e métodos perfeita e imu-tàvelmente definidos — se eu acrescentar que há tantas ma-neiras, discutíveis e discutidas, de abordar o passado, como ati-tudes para encarar o presente? Mais: que a história pode inclu-sivamente ser considerada como um certo estudo do presente?
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ (CC BY). Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. É a licença mais flexível de todas as licenças disponíveis. É recomendada para maximizar a disseminação e uso dos materiais licenciados.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).