História, cultura e modernidade: uma leitura de Viena-Fin-de-Siècle
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i122p147-164Résumé
O autor analisa o método e a interpretação dialética de Carl Schorske enquanto história da cultura inspirada na Escola de Frankfurt. Focaliza pois o imbricamento entre história-cultura-política e sua expressão psicológica. Analisa a relação ambígua entre arte e sociedade, mostrando-a como uma forma não somente de exprimir sua historicidade mas também transcendê-la; a partir de contradições intrínsecas à sociedade vienense da segunda metade do século passado, o autor procura captar a gênese da modernidade. Artistas e intelectuais vienenses ao proclamarem sua autonomia diante da história acabaram por redefinir a função da arte, descortinando novas formas de expressão. O objeto central de atenção de Schorske, é o processo de superação do estetismo a partir da crise do pensamento ilustrado e o aparecimento das vanguardas históricas.##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
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Publiée
1990-07-30
Numéro
Rubrique
Ensaios Bibliográficos
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(c) Copyright Revista de História 1990
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Comment citer
ALAMBERT, Francisco. História, cultura e modernidade: uma leitura de Viena-Fin-de-Siècle . Revista de História, São Paulo, n. 122, p. 147–164, 1990. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i122p147-164. Disponível em: https://revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18626.. Acesso em: 21 juill. 2024.