O governo local na América portuguesa: um estudo de divergência cultural
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1977.77329Mots-clés :
América portuguesa, Europa, séculos XV e XVIRésumé
(primeiro parágrafo do texto)
A expansão da Europa nos séculos XV e XVI fez com que os europeus e principalmente os ingleses, holandeses, espanhóis, portugueses e franceses entrassem em contato com as terras, povos e civilizações da África, Ásia e das Américas. Os efeitos dos descobrimentos europeus tiveram um menor alcance na Ásia, do que no caso da África ou das Américas, onde o escambo logo cedeu lugar à escravidão; a catequese pacífica à conversão forçada; a barganha e o comércio à extorsão e aos monopólios; e a dominação armada à co-existência com os intrusos europeus. Embora na Nova França, no Brasil nas colônias britânicas predominassem os interesses comerciais e agrícolas, em contraposição ao que ocorreu na América espanhola, onde a ênfase inicial foi de caráter militarista, o fato é que os resultados da colonização européia foram similares em toda parte. Logo em seguida a conquista e colonização foram introduzidas no Novo Mundo instituições, cujo valor já tinha sido comprovado em seus países de origem.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).