Sobre a Revista

Foco e Escopo

O nome ARA, que designa Tempo no tronco linguístico tupi-guarani, evoca entes essenciais à vida, entre os quais luz, aurora, nascimento e renovação. Associam-se a estes indicativos, outros, raros na atualidade: lucidez, iluminação, união entre extremos e temporalidade, responsáveis para pensar o Outro na chave da humanidade. Ara compõe inúmeras palavras como prefixo, para nomes de pessoas, ruas, rios e cidades, que recordam um veio submerso, ou seja, o papel fulgurante de várias etnias na formação das Américas.

ARA é uma revista publicada desde 2016 pelo Grupo Museu Patrimônio (GMP) da Universidade de São Paulo (USP). Este periódico abrange as seguintes áreas de conhecimento: Arquitetura e Urbanismo, Museologia, Artes, Design, História e Educação. 

A ARA publica, majoritariamente, artigos originais e inéditos oriundos de pesquisa, voltados a pesquisadores, estudantes ou profissionais.

A revista adota o modelo Diamond Open Access (OA) e é apoiada e certificada pela Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da Universidade de São Paulo (ABCD-USP). Recebe submissões em chamadas temáticas, com cronogramas de submissão e de publicação especificados em cada chamada, detalhadas abaixo.

Com publicação bianual, a ARA publica números temáticos compostos por artigos, ensaio textual, ensaio visual, resenha crítica e entrevista, em português.  As submissões devem seguir as normas da ARA, disponíveis em: https://www.revistas.usp.br/revistaara /about/submissions

A Revista ARA oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A Revista ARA está sob licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

ISSN: 2525-8354

Processo de Avaliação pelos Pares

A revista ARA adota uma política de double blind review, em que ao menos dois pareceristas, sejam membros do Conselho Editorial, sejam avaliadores ad hoc, avaliam as contribuições sem identificação dos autores. Em caso de divergência na avaliação, um terceiro parecerista será solicitado. Depois da análise, cópias dos pareceres serão encaminhadas aos autores, juntamente com instruções para modificações, quando for o caso.

Haverá trabalho preliminar denominado “desk-rejection”, pelo qual o artigo submetido será avaliado pelos Editores-Associados, segundo os seguintes critérios: 

  1. A submissão deve ser inédita, a incluir ausência de autoplágio. A ARA utiliza o iThenticate, um serviço fornecido pela CrossRef, para a identificação de similaridade de textos em documentos científicos já publicados. Mais informações podem ser obtidas em: https://www.crossref.org/services/similarity-check;
  2.  A contribuição deve apresentar reflexão crítica, relacionada claramente com o tema central da edição. Deverão estar explicitados: objetivos, metodologia, referências teóricas, projetuais e/ou artísticas, conceitos, processos e resultados obtidos. As referências (bibliográficas, audiovisuais, projetuais, artísticas etc.) devem atender às normas ABNT NBR 10520 e NBR 6023 e ser incluídas ao final do texto.
  3. A submissão deve cumprir com a formatação, limite de páginas, e anonimato no corpo do artigo e no arquivo, indicados nas normas para submissão. (https://revistas.usp.br/revistaara/about/submissions).
  4. Espera-se que os autores façam a revisão ortográfica do artigo antes da submissão, e que seja utilizado o template indicado pela revista.
  5. Somente serão aceitas submissões em resposta a chamadas temáticas.
  6. Os trabalhos que não se enquadrarem nas normas da revista serão devolvidos aos autores. Ainda será concedido o prazo máximo de 5 (cinco) dias para os autores formatarem a submissão de acordo com as normas gramaticais, editoriais e bibliográficas, aceitando-se nova Submissão - se corrigida. Caso o conjunto não respeite tais fatores unificadores, com pesar, será devolvido a quem o endereçou.

Caso a submissão não atenda aos critérios mencionados acima, os Editores-Associados poderão decidir por rejeitá-la, sem encaminhá-la a pareceristas.

As informações e conceitos emitidos nos textos são de inteira responsabilidade dos autores. A decisão final, contudo, cabe aos editores.

Os possíveis resultados das submissões são: aprovação, aprovação com modificações e rejeição. 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Política de isenção para autores

ARA não efetua cobranças de taxas para submissão e processamento de artigos.