Entre a Máquina de Guerra e o Objet Bricoleur

Autores

  • Adrienne de Oliveria Firmo Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v0i1p23-40

Palavras-chave:

Arte,  Exposições,  Movimentos Sociais

Resumo

No artigo é problematizada a antinomia entre exposições de arte e as  ocupações por jovens brasileiros de escolas e instituições culturais, ocorridas em 2015 e 2016. A argumentação fundamenta-se nas definições de máquina de guerra e aparelho de Estado, de Gilles Deleuze e Félix Guarrari, e na conceituação de certa modalidade expositiva, entendida como proposicional ao alicerçar seus procedimentos metodológicos  em técnicas artísticas como a  colagem, o détounement e a bricolagem.

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Biografia do Autor

  • Adrienne de Oliveria Firmo, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
    Curadora, doutoranda na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo

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Publicado

2016-10-13

Edição

Seção

Artigos

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