Situações para uma historiografia da performance arte no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v5i5p275-302Palavras-chave:
Performance Arte, Historiografia, Artes Visuais, Vanguarda Brasileira, Arte Brasileira, História da Arte BrasileiraResumo
O artigo toma as manifestações da Vanguarda Brasileira, entre os anos de 1960 e 1970, como ponto de partida para uma possível historiografia da performance arte no Brasil. A partir do Manifesto Neoconcreto e da Teoria do Não-Objeto, ambos textos publicados em 1959, verifica-se a insurgência de uma prática performática entre as novas estratégias no campo da arte para sua inserção na realidade social nacional. A compreensão de obra de arte, do papel político do artista na sociedade e do lugar do espectador na experiência da arte transformaram a noção de objeto para experiência.
Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Downloads
Publicado
2018-10-08
Edição
Seção
Artigo/Ensaio
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Como Citar
Valente, M. V. (2018). Situações para uma historiografia da performance arte no Brasil. Revista ARA, 5(5), 275-302. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v5i5p275-302