Espacialização de conceitos curatoriais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v6i6p115-137Palavras-chave:
curadoria, Arte contemporânea, Exposição, Espaço expositivo, Processos de criaçãoResumo
Este artigo dedica-se a observar os processos de criação dos curadores em relação aos espaços expositivos conhecidos como cubo branco. Observa os procedimentos curatoriais a partir do statement curatorial, considerando como a seleção e a articulação das obras materializam discussões nesses espaços. Para tanto, utiliza como exemplo as mostras que compuseram o projeto Caos e efeito, realizado no Itaú Cultural em São Paulo em 2011. Com o intuito de compreender a curadoria como a elaboração de um pensamento complexo, considera como arcabouço teórico as reflexões de Edgar Morin e Cecilia Almeida Salles.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).