Tantas Marias
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v11i11p169-180Palavras-chave:
Imagem e movimento, Processo criativo, Tempo, Passado, PresenteResumo
Diversas circunstâncias podem contribuir para o desenvolvimento de obras de arte na música, na literatura ou nas artes visuais e são muitos os exemplos conhecidos. Inegavelmente, o tempo, o local, o vivido (também delírios ou sonhos) provocam interesse e motivação para os artistas e para espectadores. O presente trabalho de pinturas realizadas em série, aqui apresentado, relata uma experiência recorrente, a que muitos artistas recorrem ou recorreram, revisitando obras de arte, estudando-as e nelas se inspirando. Inúmeras vezes nada desse processo se evidencia no resultado. Entretanto, podem expressar inquietação ou curiosidade sobre o fazer da arte e, seguramente, as obras do passado, em qualquer modalidade, são referências para o presente.
Downloads
Referências
BIBLIOGRAFIA CITADA
https://artmuseum.princeton.edu/es/collections/maker/5010
AGAMBEN, Giorgio. Ninfas . São Paulo: Hidra, 2012.
AGAMBEM, Giorgio. Infância e História. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005.
FLORIÊNSKI, Pável. A perspectiva inversa. São Paulo: Editora 34, 2012
VATTIMO, Gianni. O fim da modernidade. São Paulo: Ed. Martins Fontes, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Angela Maria Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).