Luzes, câmera, interrupções: 20202021
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v11i11p67-102Palavras-chave:
Reparação, Museus, Pandemia, Decolonialismo, ConflitoResumo
Neste texto, deseja-se abordar o tempo de espera em questões atuais, em particular, ao se rever status de atribuição de valor, a incluir os aferidos na área museal. Analisam-se idas-e-vindas do colonialismo, tema iminente e em ato inicial. Na pandemia da Covid-19, em oposição ao luto estonteante, floreceram ações há muito requeridas em repatriação de obras, reparação de valor, associadas ao refluir de luzes e veto à cultura em presença. Somem-se a estes fatores, a ausência de política eficaz ante a crise, nas várias esferas geopolíticas. Belas falas sobram, sobre combate na crise em inúmeros setores, social/farmaco/sanitário e acerca de metas e apoio escolar. Inclue-se a volta de bens culturais exilados em países expansionistas, cuja antiga musealização se vê abalada por. rogos de muitos países para devolução de tal patrimônio
Downloads
Referências
ANDRADE, Oswald. GALVÃO, Patrícia; LIMA, Queiroz. O Homem do Povo. Março/abril, 1931. Facsimilar com introdução de Augusto de Campos. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado: Arquivo do Estado, 1984.
BELLUZZO, Ana Maria. O Brasil dos Viajantes. São Paulo: Metallivros, 1994.
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Lisboa: Difel; 1990.
DE CERTEAU, Michel. A Invenção do Cotidiano, 4 ed. Petrópolis: Vozes, 1999.
DÉBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Lisboa: Edições Antipáticas, 2005.
GUASCH, Anna Maria. La memoria del Outro en la era do global. Santiago do Chile: Museu Nacional de Bellas Artes, 2010.
HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Visão do Paraíso: os motivos edênicos no descobrimento e colonização do Brasil. São Paulo: Brasiliense/ PubliFolha, 2000.
KOSELLECK, Reinhart. Estratos do tempo: estudos sobre história / Rio de Janeiro: Contraponto: PUC-Rio, 2014.
LEITE, Serafim S.J. Cartas dos dos principais jesuítas do Brasil. São Paulo: Comissão do IV Centenário da cidade de São Paulo, 1954.
LOURENÇO, Maria Cecília França. Museus Acolhem Moderno. São Paulo, EDUSP, 1999.
MOREAU, Filipe E. Os índios nas cartas de Nóbrega e Anchieta. São Paulo: Anablume, 2001.
WALLERSTEIN, Immanuel. O Universalismo Europeu: a retórica do poder. São Paulo: Boitempo.
Fontes eletrônicas e sites
ART FORUM. France to return artifacts to Benin and Senegal within a year,.2020. Disponível em: https://www.artforum.com/news/france-to-return-artifacts-to-benin-and-senegal-within-a-year-84313 Acesso em: 23 mar. 2021.
ART NOT OIL COALISION. Disponível em: https://twitter.com/ArtNotOil/photo/ Acesso em 25 jun. 2021.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: EUFMG, 1998. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/bhabha-homi-k-o-local-da-cultura.pdf/ Acesso em: 26 jun. 2021
CÂMARA dos Deputados. Legislação. Decreto 847 de 10 de outubro de 1890. Capítulo III. “Dos crimes contra a saúde pública. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/ Acesso em: 26 maio 2021.
CARVALHO, Bruno Amaral de. Viva a àfrica Livre: ativistas tentam recuperar obras africanas em museus na Holanda. 20 set. 2020. Disponível em: "Viva África livre". Ativistas tentam recuperar obras africanas de museu na Holanda (wort.lu). Acesso em 19 abr. 2021.
CHENU, Isabelle. Quem roubou quem? França quer multar ativistas que tentaram conficar peças africanas de museu em Paris. Paris: Radio France Internacionale Brési, 20 set. 2020.l Disponível em: https://www.rfi.fr/br/frança/20200930-quem-roubou-quem-frança-quer-multar-ativistas-que-tentaram-conficar-peças-africanas-de museu-em-paris/ Acesso em 12 abr 2021
CONVENÇÃO para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural. Disponível em: https://whc.unesco.org/archive/convention-pt.pdf/ Acesso em 27 abr. 2021.
CÚPULA do Palácio no coração de Berlim gera polêmicas. Deutsche Welle Brasil 29 maio 2020. Disponível em: https://www.dw.com/pt-br/cúpula-de-palácio-no-coração-de-berlim.../Acesso em: 31 maio 2021.
EM LIVE Marcos Ponte chama corte em orçamento 2021 de ‘estrago’. Disponível em: https://www.metropoles.com/brasil/economia-br/em-live-marcos-pontes-chama-corte-em-orcamento-de-2021-de-estrago/ Acesso em: 28 abr. 2021.
FERRER, Isabel. Holanda contempla la devolución incondicional del arte colonial: Un informe oficial abre la puerta al retorno de 450.000 piezas. Disponível em: https://elpais.com/cultura/2020-10-17/holanda-contempla-la-devolucion-incondicional-del-arte-colonial.html/ Acesso em 20 maio 2021
FRANÇA e África uma separação em câmara lenta. Deutsche Welle (DW), Berlim. Disponível em: https://www.dw.com/pt-002/fran%C3%A7a-e-%C3%A1frica-uma-separa%C3%A7%C3%A3o-em-c%C3%A2mara-lenta/a-54404342 Acesso em 12 maio 2021.
GRUZINKI, Serge. A águia e o dragão: Ambições européias e mundialização no século XVI. São Paulo: Cia. Das Letras, 2015. Disponíovel em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/1914041/mod_resource/content/1/GRUZINSKI_2015.pdf/ Acesso em: 28 jun. 2021
GRUZINKI, Serge. La ciudad del México: una história. México: FCE, 2004. Disponivel em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5120604/mod_resource/content/1/GRUZINSKI_2014.pdf/ Acesso en 26 jun. 2021.
GRUZINKI, Serge. O historiador, o macaco e a centaura: a ‘história cultural’ no novo milênio. Estudos Avançados, São Paulo v.17, n.49, p.23-60 set-dez 2003. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/9960/11532/ Acesso em 3 fev. 2020.
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5120604/mod_resource/content/1/GRUZINSKI_2014.pdf/
INTERPOL divulga lista de obras de arte mais procuradas no mundo. Disponível em: https:///www.portal.iphan.gov.bder/noticias/talhes/5735/ Acesso em 28 jun. 2020.
KUSHNER, Jacob. Na Alemanha, novo museu reacende uma polêmica colonial. Londres: National Geographique Brasil. 12 jan. 2021. Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com/historia/2021/01/na-alemanha-novo-museu-reacende-uma-polemica-colonial/ Acesso em 13 fev. 2021.
MONTEIRO, Vicente do Rego. Lendas, crenças e talismãs dos índios da Amazonia. (Capa) São Paulo: Edusp, 2015, Fonte: https://www.edusp.com.br/livros/do-amazonas-a-paris/ Acesso em: 20 maio 2021.
MUSEU da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Disponível em: http://www.policiacivilrj.net.br/museu.php/ Acesso em: 26 maio 2021.
PARKINSON, Justin. Sarah Baartman: a chicante história da africana que virou atração de circo. Em 11/01/2016. Disponível em: Sarah Baartman: a chocante história da africana que virou atração de circo - Agência Patrícia Galvão (agenciapatriciagalvao.org.br)/ Acesso em: 24 maio 2021.
PETITION to Parliament to ban fossil fuel sponsorship. Em 02.06.2021. Disponível em: https://artnotoil.org.uk/ Acesso em 25 jun. 2021.
PINTO, Flávia da Silva & BERGER, William. Libertem nosso Sagrado: Violência e Intolerância Religiosa no caso das peças sagradas das religiões de matrizes africanas no Brasil (1889-2018). In: Musas/ Musas/ Revista Brasileira de Museus e Museologia/ IPHAN. No. 8 de 2008. Disponível em: https://www.museus.gov.br/wp-content/uploads/2018/10/revista-musas-n8.pdf/ . Acesso em: 27 maio 2021.
QUADRO de devoluções concretizadas. Fonte: UNESCO. Disponível em: http://www.unesco.org/new/fr/culture/themes/restitution-of-cultural-property/committes-successful-restitutions/ Acesso em: 12 maio 2021
QUIJANO, Anibal. Colinialidade, poder, globalização e democracia. Revista Novos Rumos. Unesp Marília/SP 2002 (37): 17, p.26. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/novosrumos/article/view/2192/1812/ Acesso em: 27 abr 2021.
SARKIS, Hashim. Leão de Ouro especial para Lina Bo Bardi. Disponível em: https://www.labiennale.org/en/architecture/2021/17th-international-architecture-exhibition / Acesso em: 21 de maio de 2021.
SARR, Felwine & SAVOY, Bénédicte. Rapport sur la restitution du patrimoine culturel africain : Vers une nouvelle éthique relationnelle. Paris: Ministere da la Culture et Université Paris Nanterre, 2018. Disponível em http://restitutionreport2018.com/sarr_savoy_fr.pdf/ Acesso em: 13 abr. 2021.
UCHOA, Pablo A mórbida coleção de cabeças humanas que museu no Reino Unido decidiu deixar de exibir. BBC 23 set. 2020. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54259767/ Acesso em: 26 mar. 2021.
VIEIRA, Marina Cavalcante, A Exposição Antropológica Brasileira de 1882 e a exibição de índios botocudos: performances de primeiro contato em um caso de zoológico humano brasileiro. Revista Horizonte antropológico, Porto Alegre, ano 25, n. 53, p. 317-357, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ha/v25n53/1806-9983-ha-25-53-317.pdf/. Acesso em: 24 maio 2021.
YALE. Statement from Yale University Regarding Machu Picchu Archaeological Materials. Em 21 nov. 2010. Disponível em: http://news.yale.edu/2010/11/21/statement-yale-university-regarding-machu-picchu-archaeological-materials Acesso em: 26 abr. 2021.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Maria Cecília França Lourenço
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).