Pesquisa e restauro como processos des-criativos: aprender em direção ao caminho inverso.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v11i11p105-121Palavras-chave:
Pesquisa, Restauro, Vitral, Ateliê, VidroResumo
Reflexões sobre trajetória pessoal percorrida no diálogo entre pesquisas artísticas e acadêmicas, idas e vindas a público, constantes mergulhos em direção ao caminho inverso, conforme Clarice Lispector. A pesquisa se deu em etapas distintas, de ver, rever e analisar o vitral, oportunamente restaurar e aí (re)conhecer o coração da matéria vítrea. Foram selecionados três momentos de inserção do vidro em processos criativos próprios, revelando aproximações entre arte e pesquisa.
Downloads
Referências
DICIO, Dicionário Oline de Português. Porto: 7graus, 2020. Disponível em: https://www.dicio.com.br/sombra/. Acesso em 22 jul. 2021.
MELLO, Regina Lara Silveira. Casa Conrado: cem anos do vitral brasileiro. 1996. 209f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/284311 . Acesso em 21 jul. 2021.
MELLO, Regina.BARBOSA, Paulo. O Vitral como Objeto no Portal de Entrada do Parque da Água Branca, Revista ARA-USP (1): 97-113. Disponível em https://www.revistas.usp.br/revistaara/issue/view/9139. Acesso em 30 jun. 2021.
NAC TEM VIDRO E LUZ ATÉ 7 DE MAIO. Disponível em https://www.cm-mgrande.pt/pages/350?news_id=792. Acesso em 22 jul. 2021.
VICARTE. Um gosto de D.Fernando II.Disponível em https://vicarte.org/events-news/restauro-dos-vitrais-do-palacio-nacional-da-pena-sintra/ . Acesso em 30 jul.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Regina Lara
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).