Recepção e participação em Instalações contemporâneas: indício de sua função social
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v12i12p259-285Palavras-chave:
Arte contemporânea, Instalação (Artes plásticas), Estética, Recepção, ParticipaçãoResumo
O artigo busca refletir sobre novos modos de produção que agenciam, além da recepção, a participação coletiva e revelam indícios de sua função social. Para tanto, analisa as instalações Cidade Dormitório (2007) e Parque Experimental el Eco (2016) à luz de enfoques sobre a noção de horizonte de expectativas e espaços vazios, presentes na estética da recepção, e a ideia de estética da participação.
Downloads
Referências
Monografias
ALTAMIRANO, C.; SARLO, B. Las teorías de la recepción: apología del lector. In: ALTAMIRANO, C.; SARLO, B. Literatura/Sociedad. Buenos Aires: Edicial; Libronauta, 2001. cap. V. Del lector, p. 215-228. ISBN 950-506-347-4. E-book.
CAMPBELL, B. Arte para uma cidade sensível. São Paulo: Invisíveis Produções, 2015. Disponível em: https://arteparaumacidadesensivel.files.wordpress.com/2015/10/arte_para_uma_cidade_sensivel_ebook.pdf. Acesso em: 14 mar. 2019.
CANCLINI, N. G. A Sociedade sem Relato: Antropologia e Estética da Iminência. 1a ed., 1a reimpr. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2016.
CARNEIRO, F. S. Instalações contemporâneas latino-americanas: brecha para coabitações. Orientador: Arthur Hunold Lara. 2021. 338 p. Dissertação (Mestrado em Artes) - Programa de Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-19042022-190512/. Acesso em: 19 abr. 2022.
ISER, W. El acto de leer: Teoría del efecto estético. Madri: Taurus Ediciones, 1987.
JAUSS, H. R. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Editora Ática S.A., 1994.
JAUSS, H. R. Pequeña apología de la experiencia estética. Trad. Daniel Innerarity. Barcelona: Paidós, 2002.
VÁZQUEZ, A. S. De la estética de la recepción a una estética de la participación. Ciudad de México: Facultad de Filosofía y Letras, UNAM, 2005.
SILVA, A. Atmosferas urbanas: grafite, arte pública, nichos estéticos. São Paulo: Edições Sesc, 2014.
SILVA, A. E. C. Canteiro de Obras: Um estudo antropológico sobre a galeria A Gentil Carioca e sua relação com o circuito de arte. Orientador: Profa. Dra. Rosane Preciosa. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Antropologia) - Departamento de Ciências Sociais, UFJF, Juiz de Fora, 2011.
Publicações periódicas
FLYNN, A. Subjectivity and the Obliteration of Meaning: Contemporary Art, Activism, Social Movement Politics. Cadernos de Arte e Antropologia, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 59-77, 2016. DOI https://doi.org/10.4000/cadernosaa.1035. Disponível em: https://journals.openedition.org/cadernosaa/1035. Acesso em: 12 jun. 2021.
KORSCH, N. V. Arte é beliche gigante para moradores de rua. EXTRA, Rio de Janeiro, 29 jun. 2007. Geral, p. 13. Disponível em: https://arquivosdopresente.files.wordpress.com/2009/06/extra-cidade-dormitorio-copia.jpg . Acesso em: 16 ago. 2020.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO. Arte & Ensaios. A cidade é um pano de fundo e ao mesmo tempo é o sujeito: Guga Ferraz. Arte & Ensaios, Rio de Janeiro, ed. 26, p. 18-49, junho 2013. Disponível em: https://www.ppgav.eba.ufrj.br/wp-content/uploads/2014/01/ae26_guga-ferraz.pdf . Acesso em: 14 jun. 2020.
Documentos disponíveis somente em suporte eletrônico
A GENTIL CARIOCA. A Gentil Carioca. Disponível em: https://www.agentilcarioca.com.br/. Acesso em: 5 dez. 2020.
APRDELESP. Cidade do México, [201-?]. Disponível em: http://aprdelesp.com/ . Acesso em: 13 jun. 2020.
GUGA Ferraz. In: MAC USP. O MAC encontra os artistas. [S. l.], 2011. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ay5bP8jLdxs. Acesso em: 10 out. 2020.
Parque Experimental el Eco. Cidade do México, 2016. Disponível em: http://parqueeleco.com/. Acesso em: 13 jun. 2020.
SÁ, R. P. Cidade Dormitório. 2007. Disponível em: http://www.canalcontemporaneo.art.br/arteemcirculacao/archives/001257.html . Acesso em: 10 jun. 2018.
UNAM (México). Museo Experimental el Eco. Museo Experimental el Eco. [S. l.], [201-?]. Disponível em: https://eleco.unam.mx/ . Acesso em: 17 nov. 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Fabiane Schafranski Carneiro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).