Gaudí e a arquitetura da psique
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v13i13p221-237Palavras-chave:
Gaudí. Criatividade. Inconsciente. Psicologia Analítica. Arquitetura.Resumo
O presente trabalho teve como objetivo compreender a história e o processo criativo de Antonio Gaudí, o arquiteto catalão, através de sua biografia e da análise de suas obras. Sob o enfoque da psicologia analítica, o artigo analisou o processo inconsciente que envolve as criações do arquiteto artista, a execução de seus projetos e o seu caminho de individuação.
Downloads
Referências
ÁLVAREZ, César Garcia. Gaudí, símbolos del éxtasis. MADRID: Ediciones Siruela, 2017. E-book.
BARCELLOS, Gustavo. Voos e raízes: ensaios sobre psicologia arquetípica, imaginação e arte. 1. ed. São Paulo: Ágora, 2006.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BERALDO, Paola; MEIRELLES, Célia Regina. Análise das técnicas construtivas de Antonio Gaudí e sua aplicação em projetos contemporâneos. In: JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE, 12, 2016, São Paulo; MOSTRA DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA DA UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE, 6, 2016, São Paulo.
BOLLAS, Christopher. A arquitetura e o inconsciente. Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, v. 3, n. 1, p. 21-46, jan./mar. 2020. Tradução: Carmem Cerqueira Cesar.
BRUNET, Cesar Martinelli. Conversas com Gaudí. São Paulo: Perspectiva, 2007.
CARUNCHO, Daniel; RODRÍGUEZ, Alberto; SOSA, Lionel. Casa Milà, La Pedrera, o último projeto residencial de Antonio Gaudí. Barcelona: Dos de Arte e Ediciones, 2018. Tradução: Ana Marques.
CARUNCHO, Daniel. Biografia ilustrada de Antonio Gaudí. Barcelona: Dos de Arte e Ediciones, 2017.
FAULÍ, Jordí. La Basílica de la Sagrada Família. Espanha: Editorial Palacios y Museos, 2019. p. 123.
JUNG, Carl Gustav. Adaptação, individualidade e coletividade. In: JUNG, Carl Gustav. A vida simbólica. Obras Completas de C. G. Jung. Petrópolis: Editora Vozes, 1916/2003. v. XVIII/2. p. 21-26.
RUSKIN, John. As pedras de Veneza. São Paulo: Martins Fontes, 1992.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paula Serafim Daré
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).