Melancolia tropical

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v14i14p125-148

Palavras-chave:

Paisagem brasileira, Melancolia, Mania, Ruínas, Fotografia

Resumo

O artigo procura estabelecer relações que apontam para uma melancolia da paisagem brasileira, sobretudo a partir de uma especificidade temporal de suas ruínas, que parecem condensar um dinamismo que diz respeito não àquilo que persiste (apesar da morte), mas a um indício do que nem mesmo chegou a ser, ou seja, um “esboço incompleto”. As ideias são examinadas, para além de referências textuais, à luz de um conjunto de imagens e trabalhos contemporâneos em fotografia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juliano Gouveia dos Santos, Universidade de São Paulo. Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

    Bacharel em Letras (Francês e Português) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2001-2005). Participou durante a graduação, com bolsa de Iniciação Científica do CNPq, de projeto enciclopédico sobre a obra de Jorge Luis Borges, trabalho que viria a ser publicado sob o título Borges Babilônico (Companhia das Letras, 2017). Obteve os títulos de Mestre (2011) e Doutor em Artes (2016) pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da USP, tendo realizado ambas as pesquisas com bolsa Fapesp. Vem expondo e publicando com regularidade. Das publicações, destacam-se os livros Tangentes do Jardim Imperfeito (Edusp, 2013) e NADIR (Funarte/Narval, 2013), além do livro de artista Trevo (2016), eleito a melhor tese em artes do ano de 2016 no PPGAV-ECA-USP.

Referências

ANDRADE, Jonathas de. Ressaca tropical. São Paulo: Ubu, 2016.

CALLIGARIS, Contardo. “Este país não presta”. In: Hello Brasil! – notas de um psicanalista europeu viajando pelo Brasil. São Paulo: Escuta, 1991.

CASTRO, Eduardo Viveiros de. O mármore e a murta: sobre a inconstância da alma selvagem. In: A inconstância da alma selvagem. São Paulo: Cosacnaify, 2002.

CAUQUELIN, Anne. A invenção da paisagem. Trad. Marcos Marciolino. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

COELHO, Fred. O Brasil como frustração. Serrote 31. São Paulo: Instituto Moreira Salles, 2019.

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo – uma impressão freudiana. Trad. Claudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. Trad., introd. e notas Marilene Carone. São Paulo: Cosacnaify, 2011.

GIANETTI, Eduardo. Trópicos utópicos. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

GIL, Gilberto. Bolsonaro me inspira a oração. Entrevista ao blog Inconsciente Coletivo do jornal Estadão. 14 maio 2019. Disponível em: <https://brasil.estadao.com.br/blogs/inconsciente-coletivo/gilberto-gil-bolsonaro-me-inspira-a-oracao/>.

GOUVEIA DOS SANTOS, Juliano. Tangentes do jardim imperfeito. São Paulo: Edusp/Fapesp, 2013.

HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. 26a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

JAKOB, Michael. Le paysage. Gollion: Infolio, 2008.

LÉVI-STRAUSS, Claude. São Paulo. In: Tristes Trópicos. Trad. Rosa Feire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

MOTTA, Pedro. Natureza das coisas. São Paulo: Ubu, 2018.

SCHWARZ, Roberto. As ideias fora do lugar: ensaios selecionados. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2014.

SEBALD, W.G. Les anneaux de Saturne. Trad. Patrick Charbonneau. Arles: Actes Sud, 1999.

STAROBINSKI, Jean. A tinta da melancolia – uma história cultural da tristeza. Trad. Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.

SZTUTMAN, Renato (org.). Encontros – Eduardo Viveiros de Castro. Rio de Janeiro: Azougue, 2008.

VELOSO, Caetano. Diferentemente dos americanos do norte. In: FERRAZ, Eucanaã (org.). O mundo não é chato. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

VIEIRA, Antonio. História do futuro, vol. I. Belém: Universidade da Amazônia. Disponível em: <http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua000253.pdf>.

ZWEIG, Stefan. Brasil, país do futuro. Trad. Odilon Gallotti. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1941.

Downloads

Publicado

2023-07-27

Dados de financiamento

Como Citar