Memória e representação do passado recente: o patrimônio industrial português reconvertido em Évora e Guimarães

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v15i15p45-72

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural, Memória Social, Representações Sociais, Reabilitação Arquitetônica, Arquitetura Industrial

Resumo

O artigo investiga exemplos do patrimônio industrial português que recuperam a memória do lugar e a representação de atividades fabris do passado recente. Analisam-se o Polo dos Leões, antiga fábrica de massas em Évora, readaptada para o ensino das artes e da arquitetura e dois curtumes de Guimarães reconvertidos, um como Instituto de Design da Universidade do Minho e outro, como centro de ciências.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Evelyn Furquim Werneck Lima, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro-UNIRIO

    Evelyn Furquim Werneck Lima é arquiteta, mestre em História da Arte e Ph.D. em História Social (UFRJ) com estágio doutoral na École des hautes études en Sciences Sociales (EHESS) e estágio pós-doutoral em Paris X-Nanterre. É Professora Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq-1-A) e da Fundação FAPERJ (Cientista do Nosso Estado). Publica sobre História da Arquitetura e Patrimônio Cultural e tem apresentado trabalhos em inúmeros  congressos internacionais e nacionais. É líder dos Grupos de Pesquisa: ‘Espaço, Memória e Projeto Urbano’ e ‘Estudos dos Espaços Teatrais’. Publicou Edifícios Teatrais Contemporâneos (2022); Theatre Architecture from Renaissance to the 21st Century (2017), Arquiteturas e Cenografias. Lina Bo Bardi e o Teatro (2012, com Monteiro); Arquitetura e Teatro: De Palladio a Portzamparc (2010 com Cardoso), Das Vanguardas à Tradição (2006), Arquitetura do Espetáculo (2000/Prêmio Instituto dos Arquitetos do Brasil), Avenida Presidente Vargas: uma cirurgia drástica (1990/ Prêmio Olga Verjovski), entre outros. Dirigiu os documentários "Patrimônio Industrial e Práticas Artísticas" (2022) e "Arquitetura Teatral Contemporânea no Estado do Rio de Janeiro" (2017). Dirigiu o Departamento de Patrimônio Cultural do Rio de Janeiro (1990-1993) e coordena o Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana da UNIRIO desde 1994 ( http://unirio.br/espaco teatral).

  • Isabel Maria Gonçalves Bezelga, Universidade de Évora

    Isabel Bezelga é doutorada em Teatro pela Universidade de Évora e especialista em Educação Teatral e Metodologias Artísticas Interculturais. Investiga no âmbito das práticas artísticas participativas no Centro de Investigação em História da Arte e Criação Artística (CHAIA-UE). Colabora também no Instituto de Estudos de Literatura e Tradição - Patrimónios, Artes e Culturas (IELT/FCSH - Universidade Nova de Lisboa) e no Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP -UE). Orientou pós-doutoramento, doutoramento e mestrado nas áreas de Teatro, Teatro Comunitário e Educação e deu provas em IES portuguesas e brasileiras, organizou encontros académicos internacionais e colaborou em Revistas, Júri Académico e prémios. O seu trabalho tem sido publicado em livros e revistas especializadas interagindo frequentemente com co-autores de trabalhos científicos. É Professora Associada da Escola Superior de Artes da Universidade de Évora onde leciona nos Departamentos de Artes do Espetáculo e Pedagogia e Educação. atualmente é Diretora de Curso do Mestrado em Teatro - Atuação/Direção. 

  • Carolina Lyra, Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo, Politécnico do Porto

    Carolina Lyra é cenógrafa, doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO (2020) e Professora da ESMAE, Politécnico do Porto (2023). É pesquisadora do Laboratório de Estudos do Espaço Teatral e Memória Urbana (Unirio) e vinculada ao Centro de História da Arte e Investigação Artística da Universidade de Évora. Os temas de interesse de suas pesquisas no Brasil e em Portugal abrangem Antropofagia, Teatro, Arquitetura, Patrimônio Cultural e Cidade. É autora do livro É preciso ouvir o homem [Nu]: um estudo sobre a poética de Flavio de Carvalho. (Appris, 2023).

Referências

AZEVEDO, Esterzilda. Patrimônio industrial no Brasil, USJT - Arq.Urb – n. 3/ Jan-Jun 2010. Disponível em <https://www.usjt.br/arq.urb/numero_03.html>. Acessado em 20 jun. 2019.

CRISTOVÃO, Manoela. Memórias - Fábrica dos Leões, Évora: Universidade de Évora, 2007.

CUSTÓDIO, Jorge. Entrevista. In: MATOS, Ana Cardoso de e SALES, Telma Bessa (org.). Conversando sobre Património Industrial e outras histórias: palavras, espaços e imagens. Sobral: Edições UVA, 2018, p. 41-69.

KÜHL, Beatriz. Patrimônio industrial: algumas questões em aberto. Arq.urb: Revista eletrônica de Arquitetura e Urbanismo, vol. 3, 2010.

KÜHL, Beatriz. Preservação do Patrimônio Arquitetônico da Industrialização: Problemas Teóricos de Restauro, 1ª ed. Cotia, São Paulo, Ateliê Editorial, 2008.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Trad. Bernardo Leitão [et al.]. São Paulo: Editora da UNICAMP, 1990 [1988].

LE GOFF, Jacques; NORA, Pierre. História: novos problemas. Direção de Jacques Le Goff e Pierre Nora. Trad. Theo Santiago. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1995 [1974].

LIMA, Evelyn F.W.(Dir.) Patrimônio Industrial e Práticas Artísticas. Documentário 1h29min. Rio de Janeiro: Unirio/CAU/RJ, 2022.

LOBO, Inês. Memória Descritiva: Projecto de Reutilização da Antiga Fábrica dos Leões. Évora: Universidade de Évora, 2008.

LOWENTHAL, David. The Past is a Foreign Country – Revisited. Cambridge: Cambridge University Press, 2015.

MENDES, José Amado. Entrevista. In: MATOS, Ana Cardoso de e SALES, Telma Bessa (org.). Conversando sobre Património Industrial e outras histórias: palavras, espaços e imagens. Sobral: Edições UVA, 2018, p. 22-40.

MENEGUELLO, Cristina. Patrimônio industrial como tema de pesquisa. I SEMINÁRIO INTERNACIONAL HISTÓRIA DO TEMPO PRESENTE. In: Anais do I Seminário internacional história do tempo presente, Florianópolis: Brasil, nov. 2011, p. 6-9.

MENEGUELLO, Cristina. Urban voids and industrial heritage in large Brazilian cities. Patrimoine de L´Industrie, v. 28, p. 20, 2012.

PINTO, Elizabete. Curtidores e surradores de S. Sebastião – Guimarães (1865-1923): a difícil sobrevivência de uma indústria insalubre no meio urbano, Braga: Empresa do Diário do Minho, 2012.

PORTUGAL, Pedro (coord.) O Livro dos Leões. Évora: CHAIA - Universidade de Évora e Edições Eu é que sei! 2008.

RODRIGUES, Angela Rausch. Estudo sobre o patrimônio industrial de uso fabril na cidade de São Paulo. Dissertação de Mestrado em Arquitetura / FAU-USP, 2011.

SERRANO, Ana. Reconversão de espaços industriais. Três projectos de intervenção em Portugal. Lisboa: Universidade Técnica de Lisboa. Mestrado em Arquitetura, 2010.

SOUZA VITERBO, Francisco de. Archeologia industrial portuguesa: os moinhos. Lisboa: Imprensa Nacional, 1896.

TICCIH. The International Commitee for the Conservation of the Industrial Heritage http://www.mnactec.cat/ticcih/

Downloads

Publicado

2023-11-27

Dados de financiamento

Como Citar

Memória e representação do passado recente: o patrimônio industrial português reconvertido em Évora e Guimarães. (2023). Revista ARA, 15(15), 45-72. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v15i15p45-72