A vôo de pássaro: imagens fotográficas, drones e o sublime contemporâneo nas representações recentes da paisagem e do território
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v15i15p109-127Palavras-chave:
Paisagem, Território, Fotografia, Sublime, AntropocenoResumo
O artigo aborda os trabalhos de 3 fotógrafos paisagistas (George Love, David Maisel e Edward Burtynsky) que se valem das representações a vôo de pássaro para explicitar as relações de uso do território e da paisagem, decorrentes de forças produtivo-econômicas, e como elas se relacionam com categorias estéticas como o sublime.
Downloads
Referências
BURTYNSKY, Edward. Life in the Anthropocene. In: BURTYNSKY; BAICHWAL; DE PENCIER. Anthropocene. Toronto: Art Gallery of Ontario: Goose Lane Editions, 2018.
BURTYNSKY, Edward. https://www.edwardburtynsky.com/projects/photographs. Acesso em 7 julho 2023.
CANJANI, Douglas. O voo de George Love. ZUM, Revista de fotografia, Instituto Moreira Salles, n. 9, p. 16-37 + encarte, out. 2015.
CANJANI, Douglas. Imagem e território: a Amazônia nas fotos de George Love. In: TANAKA, Misaki (org.). Comunicação em foco. São Paulo: Metis Editorial, 2021, p. 91-115.
CLARK, Kenneth. Landscape into art. _Nova York,_Harper & Row, 1977 (1949).
COX, Julian. An exquisite problem. In: MAISEL, DAVID. Black Maps: American Landscape and the Apocalyptic Sublime. p. 10-16. Göttingen, Steidl, 2013.
HAGEN, Charles. Land and landscape. Revista Aperture, n. 120, 1990.
JAMESON, Fredric. Transformações da imagem na pós-modernidade. In: JAMESON, Fredric. A cultura do dinheiro: ensaios sobre a globalização. Petrópolis: Vozes, 2001.
JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 2007.
LOPEZ, Barry. Unbound Wilderness. Revista Aperture, n. 120, 1990.
MAISEL, DAVID. https://davidmaisel.com/works/black-maps/). Acesso em 7 julho de 2023.
SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo, Edusp, 2006. Instagram: georgelove_1937_1995. Conta de CANJANI, Douglas com fotos de George Love tratadas durante a pesquisa de Pós-doutorado.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Douglas Canjani Araujo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).