Necropolítica e memória na pandemia de Covid-19: Análise das iniciativas de justiça e reparação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v15i15p287-315Palavras-chave:
Pandemia de Covid-19, Memória, Justiça, Reparação, NecropolíticaResumo
Este artigo explora a formação e funcionamento do que denominamos "necrossistema da pandemia" durante a crise de Covid-19 no Brasil. Discutimos as iniciativas de busca por justiça e reparação, a constituição de um acervo de evidências, de um mapa necropolítico, o levantamento de opinião pública pró-julgamento e, por fim, propomos diretrizes curatoriais para a criação de um Memorial da Pandemia.
Downloads
Referências
Butler, Judith. Vida precária: os poderes do luto e da violência. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
Castro Rocha, João Cezar de. Bolsonarismo: Da Guerra Cultural ao terrorismo doméstico: retórica do ódio e dissonância cognitiva coletiva. Belo Horizonte, Autêntica, 2023.
CEPEDISA. Mapeamento e análise das normas jurídicas de resposta à Covid-19 no Brasil. Cepedisa/FSP-USP, 2020.
Cesarino, Letícia. Verdade: conspiracionismos e alt-sciences em O mundo do Avesso. São Paulo: Ubu, 2022.
Dunker, Christian I. Lenz. Lutos finitos e infinitos [livro eletrônico]. São Paulo: Paidós, 2023.
Huyssen, Andreas. Seduzidos pela memória. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
Löwy, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio. Uma leitura das teses 'Sobre o conceito de História'. São Paulo: Boitempo, 2005.
Mesquita, André. Mapas dissidentes: contracartografias, poder e resistência. São Paulo: Humanitas/Fapesp, 2019.
Montero, Rosa. A ridícula ideia de nunca mais te ver. São Paulo: Todavia, 2013.
Oliveira, Robson; Bruinjé, Ana L. Classe trabalhadora e racismo durante a pandemia: Eugenia e Fascismo no governo Bolsonaro. UFPR, Revista Resistência Litoral. n.1 p. 29-44, jan/jun de 2022.
Pinheiro, Chloé Pinheiro e Emery, Flavio. Cloroquination: Como o Brasil se tornou o país da cloroquina e de outras falsas curas para a covid-19. São Paulo: Paraquedas, 2022.
Ricœur, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Campinas: Unicamp, 2007.
Rolnik, Suely. Os mapas movediços de Öyvind Fahlström em In Öyvind Fahlström. Another Space for Painting. Barcelona: MACBA, Actar, 2000; p. 333-341.
Senado Federal da República, Relatório final da comissão parlamentar de inquérito da pandemia da COVID-19. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/comissoes/mnas?
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pedro Fiori Arantes, Vanessa Moreira Sígolo, Pâmela Copetti Ghisleni
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).