Necropolítica e memória na pandemia de Covid-19: Análise das iniciativas de justiça e reparação no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v15i15p287-315Palavras-chave:
Pandemia de Covid-19, Memória, Justiça, Reparação, NecropolíticaResumo
Este artigo explora a formação e funcionamento do que denominamos "necrossistema da pandemia" durante a crise de Covid-19 no Brasil. Discutimos as iniciativas de busca por justiça e reparação, a constituição de um acervo de evidências, de um mapa necropolítico, o levantamento de opinião pública pró-julgamento e, por fim, propomos diretrizes curatoriais para a criação de um Memorial da Pandemia.
Downloads
Referências
Butler, Judith. Vida precária: os poderes do luto e da violência. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
Castro Rocha, João Cezar de. Bolsonarismo: Da Guerra Cultural ao terrorismo doméstico: retórica do ódio e dissonância cognitiva coletiva. Belo Horizonte, Autêntica, 2023.
CEPEDISA. Mapeamento e análise das normas jurídicas de resposta à Covid-19 no Brasil. Cepedisa/FSP-USP, 2020.
Cesarino, Letícia. Verdade: conspiracionismos e alt-sciences em O mundo do Avesso. São Paulo: Ubu, 2022.
Dunker, Christian I. Lenz. Lutos finitos e infinitos [livro eletrônico]. São Paulo: Paidós, 2023.
Huyssen, Andreas. Seduzidos pela memória. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
Löwy, Michael. Walter Benjamin: aviso de incêndio. Uma leitura das teses 'Sobre o conceito de História'. São Paulo: Boitempo, 2005.
Mesquita, André. Mapas dissidentes: contracartografias, poder e resistência. São Paulo: Humanitas/Fapesp, 2019.
Montero, Rosa. A ridícula ideia de nunca mais te ver. São Paulo: Todavia, 2013.
Oliveira, Robson; Bruinjé, Ana L. Classe trabalhadora e racismo durante a pandemia: Eugenia e Fascismo no governo Bolsonaro. UFPR, Revista Resistência Litoral. n.1 p. 29-44, jan/jun de 2022.
Pinheiro, Chloé Pinheiro e Emery, Flavio. Cloroquination: Como o Brasil se tornou o país da cloroquina e de outras falsas curas para a covid-19. São Paulo: Paraquedas, 2022.
Ricœur, Paul. A memória, a história e o esquecimento. Campinas: Unicamp, 2007.
Rolnik, Suely. Os mapas movediços de Öyvind Fahlström em In Öyvind Fahlström. Another Space for Painting. Barcelona: MACBA, Actar, 2000; p. 333-341.
Senado Federal da República, Relatório final da comissão parlamentar de inquérito da pandemia da COVID-19. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/comissoes/mnas?
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Pedro Fiori Arantes, Vanessa Moreira Sígolo, Pâmela Copetti Ghisleni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).