Expografia para novos museus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v15i15p207-237

Palavras-chave:

expografia, exposições, museus, projeto de arquitetura, museologia

Resumo

Este artigo analisa a mudança de status dos museus na atualidade, olhando especialmente para projetos expográficos de exposições temporárias, atenta aos processos de massificação do público e popularização do formato exposição. Considera como base a análise de duas exposições ocorridas no ano de 2022 em Buenos Aires: Tercer Ojo, ocorrida no Malba e Terra Incógnita no Centro Cultural Recoleta.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar,1985.

ADORNO, Theodor W. Prismas: crítica cultural e sociedade. Trad. Jorge Mattos Brito de Almeida e Augustin Wernet. São Paulo: Editora Ática, 1998.

ADORNO, Theodor W. Sem diretriz: Parva aesthetica. Tradução, apresentação e notas por Luciano Gatti. São Paulo: Editora Unesp, 2021.

ARANTES, Otilia B. F. Berlim e Barcelona: duas imagens estratégicas. São Paulo: Annablume, 2012.

ARANTES, Otilia B. F. Os Novos Museus. In: O lugar da arquitetura depois dos Modernos. 3a Edição. São Paulo: EDUSP, 2015.

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Trad. Maria João da Costa Pereira. Lisboa: Relógio d’água, 1991.

BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e Política (obras escolhidas). Trad. Sérgio Paulo Rouanet. São Paulo, Brasiliense, 7ª ed., 1994.

CASTILHO. Sonia Salcedo. Cenário da arquitetura da arte: montagens e espaços de exposição. São Paulo: Martins Fontes, 2008.

CHAGAS, Mario de Souza. No Museu com a Turma do Charlie Brown. In: Cadernos de Sociomuseologia. Lisboa: ULHT, nº 15, 1994.

CURY, Marília Xavier. Exposição, Concepção, Montagem e Avaliação. São Paulo: Annablume, 2005.

CURY, Marília Xavier. Roteiro de observação para visita e análise de museus e exposições. São Paulo: MAE-USO, 2021.

DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. Conceitos-chave de Museologia. Tradução: Bruno Brulon Soares, Marília Xavier Cury. ICOM: São Paulo, 2013.

GONÇALVES, Lisbeth R. Entre cenografias: o museu e a exposição de arte no século XX. São Paulo, Edusp/ Fapesp, 2004.

Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Museus em Números/Instituto Brasileiro de Museus Brasília: Instituto Brasileiro de Museus, 2011. 240 p.; 29,7 cm; vol. 1.

JAMESON, Fredric. Pós-modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1996.

KRAUSS, Rosalind. The Cultural Logic of the Late Capitalist Museum. October, vol. 54, Autumn, 1990, p.3-17.

RAJCHMAN, John. Effetto Bilbao. In: CASABELLA 673, anno LXIII dicembre 1999/gennaio 2000. Milano, p. 10-12.

SIMÕES, Igor Moraes. Montagem Fílmica e Exposição: Vozes Negras no Cubo Branco da Arte Brasileira. Orientadora: Blanca Luz Brites.Tese (Doutorado). UFRGS, Instituto de Artes, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Porto Alegre, 2019. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/197434

VALÉRY, Paul. O problema dos museus. Tradução de Sônia Salcedo. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/3039/3728 Acesso em 13/06/2021. Do original: VALÉRY, Paul. Le problème des musées. In: HYTIER, Jean (Ed.). Paul Valéry - Oeuvres II. Paris: Éditions Gallimard, 1960, p. 1290-1293.

URBACH, Henry. Ehxibition as Atmosphere. In: LOG 20 Curating Architecture, New York: Anyone Corporation, Fall 2010, p. 11-17.

ZARDINI, Mirko. Exhibiting and Collecting Ideas: A Montreal Perspective. In: LOG 20 Curating Architecture, New York: Anyone Corporation, Fall 2010, p. 77-84.

Downloads

Publicado

2023-11-27