Museus_aberturas_trocas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8354.v18i18p6-11Palavras-chave:
Museus, aberturas, trocasResumo
MUSEUS_ABERTURAS_TROCAS, vista como locução integrada e não conclusiva, sugere questionamentos sobre a formação de coleções e sobre os critérios de conservação de patrimônios materiais e imateriais, pautados pela pesquisa de suas origens e potenciais significados. Evoca processos de curadoria e expografia capazes de sensibilizar consciências, incitando embates, derrubando certezas.
MUSEUS_ABERTURAS_TROCAS assinala possibilidades para a construção mediada de conhecimentos. Estabelece paralelos com o célebre projeto do artista uruguaio Luis Camnitzer (1937), iniciado em 2009 e posteriormente desdobrado em uma série de instalações conceituais em defesa do caráter educativo-pedagógico ao museu, local privilegiado para o aprendizado e estabelecimento de conexões entre artistas e o público.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos autorais (c) 2025 Helio Herbst

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença CreativeCommonsAttribution CC-BY que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).