Teoria dos conjuntos versus Teoria Neo-Riemanniana: duas abordagens interdependentes na análise dos choros nº 4 e choros nº 7 de Villa-Lobos

Autores

  • Joel Miranda Bravo de Albuquerque Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes.
  • Paulo de Tarso Salles Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2015.107693

Palavras-chave:

teoria dos conjuntos, teoria neoriemanniana, Villa-Lobos, Choros n.4, Choros n.7

Resumo

Este trabalho propõe um paralelo simultâneo entre dois parâmetros distintos de análise musical os quais em o nosso estudo se mostraram interdependentes e necessários na construção de um arcabouço teórico suficiente para compreender de forma satisfatória o perfil estético composicional aplicado por Villa-Lobos no manuseio de classes de alturas em trechos de duas obras da década de 1920 aqui acolhidas: Choros nº4 e Choros nº7.

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Publicado

2015-11-24

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Albuquerque, J. M. B. de, & Salles, P. de T. (2015). Teoria dos conjuntos versus Teoria Neo-Riemanniana: duas abordagens interdependentes na análise dos choros nº 4 e choros nº 7 de Villa-Lobos. Revista Da Tulha, 1(1), 104-126. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2015.107693