Prática pedagógica no contexto de Piano em Grupo: harmonizando a música Boogie blues

Autores

  • Liliana Harb Bollos Universidade Federal de Goiás - UFG
  • Carlos Henrique Costa Universidade Federal de Goiás - UFG

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2017.125365

Palavras-chave:

Harmonização, Piano em grupo, Piano complementar, Blues

Resumo

Este artigo discute a Harmonização como ferramenta imprescindível da formação pianística e parte integrante da disciplina Piano Complementar nos cursos de Licenciaturas em Música e aponta procedimentos pedagógicos embasados no estudo harmônico do piano popular. Nosso objetivo é apontar aspectos do processo de aprendizagem cognitiva e motora dos alunos no contexto de aulas coletivas de piano diante da aplicação de uma prática pedagógica específica de harmonização de uma melodia. Ao analisar o que se pratica, adquire-se habilidade para se entender seu caminho harmônico, capacitando também a memorização e a transposição. Também apresenta diversas etapas de execução na música "Boogie blues”, com baixo, acorde, melodia e improvisação e os resultados obtidos dessa experiência realizada dentro da pesquisa-ação em três classes e duas instituições de ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Liliana Harb Bollos, Universidade Federal de Goiás - UFG

    Pianista, professora e pesquisadora, é doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, mestre e bacharel em Música (performance em piano – jazz) pela Kunst Universität Graz (Áustria) e bacharel e licenciada em Letras (FFLCH-USP). É autora dos livros Bossa Nova e Crítica: Polifonia de Vozes na Imprensa (Annablume / Funarte, 2010), tese de doutorado premiada com o edital Prêmio Funarte de Produção Crítica em Música 2010 e Clara na Música Popular (Ed. Som, 2011) e diversos artigos acadêmicos. Atualmente cursa o Pos-Doc na EMAC-UFG na área de Piano em Grupo sob supervisão do prof. Dr. Carlos H.Costa.

  • Carlos Henrique Costa, Universidade Federal de Goiás - UFG
    Professor de regência, piano e piano em grupo da Universidade Federal de Goiás, coordenador do Programa de Pós-graduação em Música da UFG e desenvolve pesquisa nas áreas de Piano em Grupo, performance do piano e música de câmara. Bacharel em Física pela Unicamp (1992), bacharel em piano pela Universidade do Alabama em Huntsville (1996), mestre em piano pela Universidade Estadual de Ohio(1998), mestre em regência pela Universidade da Georgia em Athens e doutor em piano pela mesma universidade (2002).

Downloads

Publicado

2017-10-30

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Prática pedagógica no contexto de Piano em Grupo: harmonizando a música Boogie blues. (2017). Revista Da Tulha, 3(1), 59-84. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2017.125365