O Ensino musical na Educação Infantil e sua possível relação com a teoria desenvolvimental proposta por L. Vigotski
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2020.176713Palavras-chave:
Ensino musical, Teoria desenvolvimental de Vigotski, Valorização das artes para o desenvolvimento humano integral, O ensino musical enquanto processo histórico-socialResumo
O texto a seguir pontua a importância do ensino musical durante a Educação Infantil propagada nos ordenamentos pedagógicos voltados para essa faixa etária, mais intensamente esboçado na Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Também se preocupou em apontar como a Teoria Desenvolvimental de Vigotski pode fundamentar parte das ações, práticas e atividades ali presentes, subsidiando uma proposta de ensino artístico que toma para si aspectos voltados para a valorização histórico social deste ensino. A partir desse relato fica notório a necessidade de implantarmos um ensino musical que se estenderá desde a fase infantil até a educação básica.
Downloads
Referências
ANDRADE, Júlia Pinheiro. Música e Sociedade, Canção popular e Cultura de Massas: A Experiência Urbana do Tropicalismo e do Rap na Cidade de São Paulo. In: XVII CONGRESSO DA ANPPOM, Subárea de Etnomusicologia, 2007, São Paulo. Disponível em http://www.anppom.com.br/anais/17%20anais%20SP%202007/etnomusicologia/etnom_JPAndrade.pdf.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, Emenda Constitucional nº 59/200926 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil . Acesso em: 01 maio. 2020.
ESLINGER, Paul J. Desenvolvimento do Cérebro e Aprendizagem. In: Revista Cérebro e Mente. Núcleo de informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas, 25/05/2003. Disponível URL:http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=8&texto=345
PARIZZI, Maria Betânia. O desenvolvimento da percepção do tempo em crianças de dois a seis anos: um estudo a partir do canto espontâneo. Tese de Doutorado, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
PRESTES, Zoia. R. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch
Vigotski no Brasil Repercussões no campo educacional. Tese de Doutorado Faculdade de Educação, UNB, Brasília. 2010.
VALSINER, J. Mundos da Mente, Mundos da Vida. 2 ed. Porto Alegre: Editora Artmed 2012.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Psicologia da Arte. 2 ed. SP: Martins Fontes, 2001.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual. In: Psicologia e Pedagogia: Bases Psicológicas da Aprendizagem e do Desenvolvimento - Luria, Leontiev, Vygotski e Outros. São Paulo: Centauro, 2005, p.1-17.
VIGOTSKI, L. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Cícero Rodarte Mião, Sonia Regina Albano de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY-NC:
Este trabalho está licenciado sob uma licença CC-BY-NC