Prática Musical Coletiva no isolamento social: relato de experiência do programa de extensão Engenho Musical - Udesc
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2021.191976Palavras-chave:
Covid-19, Prática Musical Coletiva, Distanciamento Social, Tecnologia musical, Ensaio virtualResumo
Relato de experiência sobre a manutenção das atividades do programa de extensão Engenho Musical (Departamento de Música e Pró-Reitoria de Extensão da UDESC/CEART) durante o período de isolamento/distanciamento social e a consequente suspensão das atividades coletivas presenciais devido à pandemia da Covid-19, referente ao período de março de 2020 à agosto de 2021. A metodologia utilizada contemplou um levantamento bibliográfico de artigos e trabalhos acadêmicos sobre os assuntos referentes à pandemia da Covid-19 e grupos musicais, seguido de discussão crítica sobre a vivência da atividade musical coletiva durante o período citado e a aplicação de uma pesquisa Quantitativa-Qualitativa (questionário com perguntas objetivas e com perguntas abertas dirigido aos integrantes dos grupos musicais do referido programa que se mantiveram atuantes durante a pandemia). Os trabalhos encontrados permitiram discutir o impacto da pandemia nas práticas coletivas musicais e as adaptações que foram necessárias para a manutenção das atividades, possibilitando uma confluência com as ações adotadas no programa Engenho Musical e os relatos de seus integrantes. Os resultados obtidos nesta pesquisa foram satisfatórios quanto à permanência dos integrantes no programa realizando as atividades propostas (reuniões online, gravação de vídeos mosaicos, ensaio coletivo no programa Jamulus, divulgação nas mídias sociais, lives, podcast, composição de obras), mas a dificuldade de acesso aos equipamentos e condições tecnológicas adequadas, aquisição de novas habilidades no uso da tecnologia, mudança de horário de trabalho, exaustão e demais problemas físicos/mentais relatados na pesquisa apontam um ônus indesejável à vida no modo virtual. Foi construído um espaço temporário-emergencial de interação musical e social, numa das poucas possibilidades de prática musical coletiva. A pesquisa apontou impactos importantes nos vários setores da classe artística-musical decorrentes das medidas de contenção do vírus durante a pandemia da Covid-19, ainda sem previsão de retorno presencial totalmente seguro.
Downloads
Referências
BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e Simulação. Trad. Maria João da Costa Pereira. Lisboa: Relógio d´água, 1991.
CAMARGO, Cristina M.E.C.J. “Ensaio sobre a Covid-19 e a área musical ” . IN: PIEDADE, Acacio Tadeu de Camargo, HOLLER, Marcos Tadeu (orgs). MUSICS: Musicologia Histórica, Composição e Performance – Curitiba: CRV, 2021. p. 251 -279.
CHAYKO, Mary. Portable Communities: The Social Dynamics of Online and Mobile connectedness. New York, NY: Suny Press, 2008.
DAFERN Helena, BALMER Kelly, BRERETON Jude. Singin Togheter Yet Apart: The Experience of UK Choir Members and Facilitators During The Covid -19 Pandemic. Front. Psychol. 12:624474. doi: 10.3389/fpsyg.2021.624474, 2021. Acessado em 09/08/2021.
FANCOURT, Daisy.; STEPTOE, Andrew. Present in Body or Just in Mind: differences in social presence and emotion regulation in live vs. virtual singing experiences. Frontiers In Psychology, [S.L.], v. 10, n. 778, p. 1-10, 10 abr. 2019. Frontiers Media SA. http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2019.00778. Acessado em 20/07/2021.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HANSEN Niels C., TREIDER John M.G., SWARBRICK, Dana, BAMFORD Joshua S., WILSON, Johanna and VUOKOSKI Jonna Katarina. A Crowd-Sourced Database of Coronamusic: Documenting Online Making and Sharing of Music During the COVID-19 Pandemic. Front. Psychol. 12:684083. doi: 10.3389/fpsyg.2021.684083, 2021. Acessado 21/09/2021.
HOSPITAL ALBERT EINSTEIN. Manejo Coronavírus (Covid-19). São Paulo, 2020.
ROEY, Izhaki. Mixing Audio: Concepts, Practices and Tools. Nova York, Taylor & Francis., 2003.
MEEHAN, Michael., INSKO, Brent., WHITTON, Mary., e BROOKS, Frederick. P. Jr. (2002). Physiological measures of presence in stressful virtual environments. ACM Transactions on Graphics, v. 21, n. 3., p. 645–652. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/10.1145/566654.566630. Acessado em 17/10/2021 doi: 10.1145/566654.566630.
MINAYO, Maria Cecília. S. & SANCHES, Odécio. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cad. Saúde Públ. Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul/set, 1993.
MORGAN-ELLIS, Esther. M. “Like Pieces in a Puzzle”: online sacred harp singing during the covid-19 pandemic. Frontiers In Psychology, [S.L.], v. 12, 19 mar. 2021. Frontiers Media SA. http://dx.doi.org/10.3389/fpsyg.2021.627038. Acessado em 10/08/2021.
RICHARDSON, Roberto J. et al. 3 ed. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2011.
RIVA, Giuseppe., WATERWORTH, John. A., e WATERWORTH, Eva. L. (2004). The layers of presence: a bio-cultural approach to understanding presence in natural and mediated environments. CyberPsychology & Behavior, [S.L.], v. 7, n. 4 p. 402–416. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/8381340_The_Layers_of_Presence_A_Bio-cultural_Approach_to_Understanding_Presence_in_Natural_and_Mediated_Environments. Acessado em: 17/10/2021. doi: 10.1089/cpb.2004.7.402
SPAHN, Claudia; RICHTER, Bernhard. Avaliação dos riscos de contaminação com Covid-19 em instrumentistas e cantores. Trad. de Pedro Nuno Figueira e João Barros, com revisão de Filipa M.B. Lã, Universidade de Medicina e Universidade de Música de Freiburg, Alemanha, 2020. Original: Risikoeinschätzung einer Coronavirus-Infektion um Bereich Musik. Freiburger Institut Für Musikermedizin Universitätsklinikum und Hochschule für Musik Freiburg. Erstes Update vom 06/05/2020. Acessado em 21/05/2021.
STERLING, Bruce. The Hacker Crackdown: Law and Disorder On the Electronic Frontier. Bantam Books, 1992. Disponível em: http://www.dvara.net/hk/hackcrac.pdf. Acessado em 29/10/2021.
WEAVER, James., SPEDE, Mark., MILLER, Shelly., et al. International Coalition of Performing Arts Aerosol Study Report 3. Video: Transcrição e Tradução de Rafael Fortaleza. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qi4x5HDqWqs&t=239s&ab_channel=NFHS. Acessado em 21/11/2020.
WEAVER, James., SPEDE, Mark., MILLER, Shelly et al. International Coalition of Performing Arts Aerosol Study Report 3. Terceiro relatório de aerossol disponível em: https://www.nfhs.org/articles/unprecedented-international-coalition-led-by-performing-arts-organizations-to-commission-covid-19-study/. Acessado em 25/01/2021.
WILLIANS Tom, RIVERS Sue. e PRASOLOVA-FORLAND Ekaterina. Enactive Emotion and Presence in Virtual Environments. IN: TETTEGAH, Sharon Y.; ESPELAGE, Dorothy L. (org.). “Emotions, Technology, and Behaviors: a volume in emotions and technology”. Amsterdam: Elsevier, 2015. p. 181-209.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cristina Moura Emboaba da Costa Julião de Camargo

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY-NC:
Este trabalho está licenciado sob uma licença CC-BY-NC