Vanguarda Paulista e a abertura política: a canção como um agente da redemocratização, na São Paulo dos anos 1970-1980

Autores

  • Heloísa de Araújo Duarte Valente Universidade Paulista
  • Mauro Nascimento Clemente Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2023.209410

Palavras-chave:

Vanguarda Paulista, Abertura política, Indústria fonográfica, Canção popular

Resumo

Os anos 1970 e 1980, no Brasil, foram marcados pelo processo de abertura política e redemocratização. Neste mesmo período, uma eloquente produção de música experimental, alternativa e independente surgia com considerável força local, a chamada “Vanguarda Paulista”. O objetivo deste artigo é demonstrar que os espaços da música popular já estavam controlados pelas gravadoras multinacionais e o poder ideológico das canções havia sido neutralizado pela lógica da indústria cultural. Para tanto, utilizam-se os conceitos de “táticas cotidianas”, de Michel de Certeau; e de “Música de Invenção”, de Augusto de Campos, para analisar o desafio da Vanguarda Paulista em conseguir seu lugar à margem do espectro do mercado fonográfico, e atingir o grande público com a maior liberdade criativa possível. Neste contexto, o artigo seleciona os grupos musicais Rumo, Língua de Trapo e Premeditando o Breque (Premê), analisando canções que abordam temáticas relacionadas ao momento sociopolítico, utilizando autores como Marcos Napolitano, José Adriano Fenerick, Éder Sader e outros, que discutiram sobre este processo de abertura e suas implicações no âmbito cultural. Algumas conclusões parciais apontam que essas canções da Vanguarda Paulista formam bricolagens de estilos e gêneros musicais; e que podem ser ouvidas como relatos cotidianos de um determinado espaço temporal e físico.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mauro Nascimento Clemente, Universidade Federal de Minas Gerais

    Mestre em Comunicação e Cultura Midiática pela Universidade Paulista (UNIP), Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGArtes) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Linha Cinema.

Referências

AYDAR, Mário A. São Paulo, 19 nov. 2015. Entrevista concedida a Mauro Nascimento Clemente, via e-mail.

CAMPOS, Augusto de. Música de invenção. São Paulo: Perspectiva, 1998.

CARVALHO, Alessandra. Democracia e desenvolvimento versus Segurança e desenvolvimento - as eleições de 1974 e a construção de uma ação oposicionista pelo MDB na década de 1970. Artigo publicado pela revista VARIA HISTÓRIA, Belo Horizonte, vol.28, no 48, p.555-572: jul/dez 2012.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: um. Arte de fazer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994.

DORATIOTTO, Wandy. São Paulo, 19 nov. 2015. Entrevista concedida a Mauro Nascimento Clemente. Registro em áudio.

FENERICK, José. Adriano. Façanhas às próprias custas: a produção musical da Vanguarda Paulista (1979-2000). São Paulo: Annablume; FAPESP, 2007.

MARCHI, Leonardo de. O significado político da produção fonográfica independente brasileira. Artigo publicado em COMPOS, ago 2007. Disponível em: www.compos.org.br/e-compos Acesso: 10/03/2023.

NAPOLITANO, Marcos. Cultura Brasileira: utopia e massificação (1950 – 1980). São Paulo: Editora Contexto, 2008.

SADER, Emir. Quando novos personagens entraram em cena: experiências e lutas dos trabalhadores da grande São Paulo, 1970-1980. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1988.

VALENTE, Heloísa. Grândola, Vila Morena, o povo unido jamais será vencido! A canção de protesto como memória midiática da cultura. In: VALENTE, H.; PEREIRA, S. (orgs.): Com som. Sem som. Liberdades políticas. Liberdades poéticas. São Paulo: Letra e Voz; FAPESP, 2017.

VAZ, Gil Nuno. História da música independente. São Paulo: Brasiliense, 1988.

VICENTE, Eduardo. A vez dos independentes(?): um olhar sobre a produção musical independente do país. E-Compós – Brasília, v. 7, p.1-19, dez., 2006.

Fonográficas:

GRUPO RUMO. Canção bonita. Rumo. Lira Paulistana: São Paulo, 1981. LP, faixa 9.

GRUPO RUMO. AH! Rumo. Lira Paulistana: São Paulo, 1981. LP, faixa 4.

ITAMAR ASSUMPCÃO. Prezadíssimos ouvintes. Sampa Midnight. Mifune Produções: São Paulo, 1985. LP, faixa 1.

IVAN LINS. Cartomante. Nos dias de hoje. EMI-Odeon: Rio de Janeiro, 1978. LP, faixa 5.

LÍNGUA DE TRAPO. Xote bandeiroso. Língua de Trapo. Devil’s Discos: São Paulo, 1982. LP, faixa 4.

LÍNGUA DE TRAPO. Xingu disco. Língua de Trapo. Devil’s Discos: São Paulo, 1982. LP, faixa 6.

PREMEDITANDO O BREQUE. Vida besta. O melhor dos iguais. EMI-Odeon: Rio de Janeiro, 1985. LP, faixa 1.

Audiovisuais:

NÃO É ASSIM UMA BRASTEMP. Filme publicitário. Cliente: Brastemp. Agência: Talent. São Paulo: 1992. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TFIi8m0brx8 Acesso: 10/03/2023.

A FÁBRICA DO SOM. Programa da TV Cultura de São Paulo. 17/03/1984. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=3ms4LIFvgSk Acesso: 10/03/2023.

Jornalísticas:

PUPIM, P. Pesquisa revela atuação do Dops na ditadura. Jornal da UEM, março/2004. Disponível em: http://www.jornal.uem.br/2011/index.php/edicoes-2004/39-jornal-06-marde-2004/215-pesquisa-revela-atua-do-dops-na-ditadura#:~:text=O%20Dops%20foi%20um%20bra%C3%A7o,de%20conspirarem%20contra%20a%20ditadura Acesso: 10/03/2023.

MACHADO, L. Como foi o primeiro 'Lula livre' em 1980, quando ex-presidente foi preso pela ditadura. BBC News Brasil, novembro/2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-50297742 Acesso: 10/03/2023.

HCSM. Povo, praça, participação: 30 anos das Diretas Já.. Revista História de Ciências e Saúde Manguinhos, abril/2014. Disponível em: https://www.revistahcsm.coc.fiocruz.br/povo-praca-participacao-30-anos-das-diretas-ja/ Acesso: 10/03/2023.

FINOTTI, I. Há 30 anos morria Chacrinha e há 20 Bolinha. Folha de S. Paulo, junho/2018. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/06/ha-30-anos-morria-chacrinha-e-ha-20-bolinha.shtml Acesso: 10/03/2023.

Downloads

Publicado

2023-10-04

Edição

Seção

Ensaio

Como Citar

Vanguarda Paulista e a abertura política: a canção como um agente da redemocratização, na São Paulo dos anos 1970-1980. (2023). Revista Da Tulha, 9(1), 276-300. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2023.209410