Criação musical coletiva: por uma educação humanizadora na infância

Autores

  • Mariana Galon Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2023.213551

Palavras-chave:

Criação musical coletiva, Processos Educativos, Humanização, Criança, Convivência

Resumo

O estudo aqui apresentado é um recorte da pesquisa de mestrado da autora. Nesta pesquisa foram investigados os processos educativos originados da prática social da criação musical coletiva por meio participação, observação e análise de cinco atividades de criação musicais coletivas realizadas por crianças que fazem parte de um projeto social, a fim de identificar se esses processos contribuem para a formação humana destas crianças. Compreendem-se as atividades de criação musical coletivas como práticas sociais que favorecem a convivência pautada no diálogo e na colaboração. Para a investigação que nos propomos realizar, foi adotada a metodologia da pesquisa participante em que a coleta de dados partiu de uma inserção dentro desse espaço, para que as observações desses processos educativos acontecessem no convívio com as crianças durante a realização das atividades de criação musical coletiva. Como resultado foi possível observar as transformações nas relações entre as crianças, no que diz respeito ao desenvolvimento do diálogo pautado na amorosidade, conquista da autonomia e a busca pela humanização.

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Publicado

2023-10-04

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Criação musical coletiva: por uma educação humanizadora na infância. (2023). Revista Da Tulha, 9(1), 121-151. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2023.213551