O Ensino do Contrabaixo Elétrico por Meio de Aulas Centradas na Pessoa: uma Pesquisa Ação com Estudantes
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.216457Palavras-chave:
O ensino de contrabaixo elétrico, Abordagem centrada na pessoa, Planejamento da aula de instrumento musical, Licenciatura em músicaResumo
No âmbito da educação musical, há vários estudos sobre os processos de ensino e aprendizagem de instrumentos musicais. A maior parte destes, entretanto, versa sobre questões técnicas envolvendo a execução de instrumentos em detrimento de aspectos como a condução pedagógica realizada pelo(a) discente. O estudo aqui apresentado trata sobre como ocorre o ensino do contrabaixo elétrico por meio de aulas centradas na pessoa. Esta abordagem baseia-se na teoria da abordagem centrada na pessoa (ACP) de Carl Rogers (1969). Para tal, foi realizada uma pesquisa ação com 3 (três) estudantes do curso de licenciatura em música da Universidade de Brasília. Os resultados deste estudo, embora confirmem a relevância do ensino centrado na pessoa, apontam para a necessidade de o(a) discente ampliar os horizontes musicais do(a) aluno(a), lhe permitindo assim buscar sua independência, tanto na construção de seu conhecimento, bem como no desenvolvimento de suas habilidades musicais.
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