O Ensino do Contrabaixo Elétrico por Meio de Aulas Centradas na Pessoa: uma Pesquisa Ação com Estudantes

Autores

  • Jhoninha Medeiros Universidade de Brasília
  • Paulo Marins Universidade de Brasília
  • Livia Roberta Oliveira Conservatório Estadual de Música "Dr. José Zóccoli de Andrade"

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.216457

Palavras-chave:

O ensino de contrabaixo elétrico, Abordagem centrada na pessoa, Planejamento da aula de instrumento musical, Licenciatura em música

Resumo

No âmbito da educação musical, há vários estudos sobre os processos de ensino e aprendizagem de instrumentos musicais. A maior parte destes, entretanto, versa sobre questões técnicas envolvendo a execução de instrumentos em detrimento de aspectos como a condução pedagógica realizada pelo(a) discente. O estudo aqui apresentado trata sobre como ocorre o ensino do contrabaixo elétrico por meio de aulas centradas na pessoa. Esta abordagem baseia-se na teoria da abordagem centrada na pessoa (ACP) de Carl Rogers (1969). Para tal, foi realizada uma pesquisa ação com 3 (três) estudantes do curso de licenciatura em música da Universidade de Brasília. Os resultados deste estudo, embora confirmem a relevância do ensino centrado na pessoa, apontam para a necessidade de o(a) discente ampliar os horizontes musicais do(a) aluno(a), lhe permitindo assim buscar sua independência, tanto na construção de seu conhecimento, bem como no desenvolvimento de suas habilidades musicais.

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Biografia do Autor

  • Jhoninha Medeiros, Universidade de Brasília

    Jhoninha Medeiros, contrabaixista, natural do Rio de Janeiro, iniciou seus estudos musicais aos onze anos de idade quando começou a integrar em grupos musicais e realizar apresentações. Na Escola de Música de Brasília se formou no curso de contrabaixo elétrico. Continuou sua trajetória artística colaborando com diversas formações e cumprindo intensa agenda de apresentações. Tornou-se um músico versátil, competente e requisitado para diferentes gêneros musicais. Graduou-se em Música na Universidade de Brasília (UnB) e concluiu o curso técnico em estudos avançados de Contrabaixo Acústico. Concluiu depois o mestrado em música também na UnB. Atualmente Jhoninha Medeiros dirige o projeto musical intitulado, teoria e prática musical aplicada ao contexto, e trabalha na produção e divulgação de sua carreira como contrabaixista e tubista atuando em vários projetos com abordagens estético musicais distintas.

  • Livia Roberta Oliveira, Conservatório Estadual de Música "Dr. José Zóccoli de Andrade"

    Livia Roberta Oliveira possui graduação em Educação Artística- Habilitação em Música- Piano pela Universidade Federal de Uberlândia (2006) e graduação em Letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Fundação Educacional de Ituiutaba (2000). Mestre em Artes - Subárea Música pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na linha de pesquisa Fundamentos e Reflexões em Artes (2015). Atualmente é vice diretora e professora de piano do Conservatório Estadual de Música "Dr. José Zóccoli de Andrade" de Ituiutaba (MG). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes. Desenvolve pesquisa sobre ensino/aprendizagem musical na área de Música (Subárea - Educação Musical).

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Publicado

2024-09-03

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Medeiros, J. ., Marins, P., & Oliveira, L. R. (2024). O Ensino do Contrabaixo Elétrico por Meio de Aulas Centradas na Pessoa: uma Pesquisa Ação com Estudantes. Revista Da Tulha, 10(1), 102-125. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.216457