O Ensino do Contrabaixo Elétrico por Meio de Aulas Centradas na Pessoa: uma Pesquisa Ação com Estudantes

Authors

  • Jhoninha Medeiros Universidade de Brasília
  • Paulo Marins Universidade de Brasília
  • Livia Roberta Oliveira Conservatório Estadual de Música "Dr. José Zóccoli de Andrade"

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.216457

Keywords:

Teaching Electric Bass, Person centered approach, Planning of applied music lessons, Undergraduate degree in music education

Abstract

TEACHING ELECTRIC BASS THROUGH STUDENT CENTERED CLASSES: AN ACTION RESEARCH WITH STUDENTS OF THE UNDERGRADUATE DEGREE PROGRAM IN MUSIC EDUCATION OF UNIVERSITY OF BRASÍLIA

Downloads

Author Biographies

  • Jhoninha Medeiros, Universidade de Brasília

    Jhoninha Medeiros, contrabaixista, natural do Rio de Janeiro, iniciou seus estudos musicais aos onze anos de idade quando começou a integrar em grupos musicais e realizar apresentações. Na Escola de Música de Brasília se formou no curso de contrabaixo elétrico. Continuou sua trajetória artística colaborando com diversas formações e cumprindo intensa agenda de apresentações. Tornou-se um músico versátil, competente e requisitado para diferentes gêneros musicais. Graduou-se em Música na Universidade de Brasília (UnB) e concluiu o curso técnico em estudos avançados de Contrabaixo Acústico. Concluiu depois o mestrado em música também na UnB. Atualmente Jhoninha Medeiros dirige o projeto musical intitulado, teoria e prática musical aplicada ao contexto, e trabalha na produção e divulgação de sua carreira como contrabaixista e tubista atuando em vários projetos com abordagens estético musicais distintas.

  • Livia Roberta Oliveira, Conservatório Estadual de Música "Dr. José Zóccoli de Andrade"

    Livia Roberta Oliveira possui graduação em Educação Artística- Habilitação em Música- Piano pela Universidade Federal de Uberlândia (2006) e graduação em Letras pela Universidade do Estado de Minas Gerais - Fundação Educacional de Ituiutaba (2000). Mestre em Artes - Subárea Música pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na linha de pesquisa Fundamentos e Reflexões em Artes (2015). Atualmente é vice diretora e professora de piano do Conservatório Estadual de Música "Dr. José Zóccoli de Andrade" de Ituiutaba (MG). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes. Desenvolve pesquisa sobre ensino/aprendizagem musical na área de Música (Subárea - Educação Musical).

References

ALMEIDA, Jorge Luis Sacramento. Ensino de música com ênfase na experiência prévia dos alunos: Uma experiência com percussionista de Salvador. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia em, 2004.

AZEVEDO, Maria Cristina de Carvalho C. de. Introdução à pesquisa em música. Brasília: Universidade de Brasília, 2009. 19 f. Métodos de Pesquisa. Apostila

BRAGA, Adriana Luís Pinto. Aluno e professor no contexto de aulas de canto: A voz e a emoção para além do Dom e da Técnica. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília/UNB, 2009.

CASTANHEIRA, Sérgio. O baixo elétrico no samba e a escuta nos processos de aprendizagem: A importância da relação entre o baixo e a percussão. Dissertação submetida ao Programa de Pós-graduação em música do Centro de Letras e artes da UNIRIO, 2016.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GLASER, Scheilla; FONTERRADA, Marisa. Ensaio a respeito do ensino centrado no aluno: uma possibilidade de aplicação no ensino do piano. Revista da ABEM, v. 14, n. 15, 2006.

GLASER, Scheilla Regina. Instrumentista & Professor: Contribuições para uma Reflexão Acerca da Pedagogia do piano e da formação Músico - Professor. Dissertação apresentada ao programa de Pós-graduação em Música, do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista- UNESP, como exigência parcial para obtenção do título de Mestre em Música, 2005.

HARDER, Rejane. Algumas Considerações a Respeito do Ensino de Instrumento: trajetória e realidade. Goiania: Opus, jun. 2008, v. 14, n. 01, p. 127-142.

MENEZES, Anco. Osvaldo Amorim: Gestos didáticos fundadores e específicos no processo de ensino e aprendizagem do baixo elétrico. Dissertação apresentada ao programa de Música da Universidade de Brasília - UNB, 2017.

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias da Aprendizagem - Capítulo 9 - A teoria da aprendizagem significante de Rogers. Monografia n, 9 da série de enfoques teóricos. Porto Alegre. Instituto de Física da UFRGS, 1995.

MOREIRA, Virginia. Revisitando as Fases da abordagem centrada na pessoa. Estudo de Psicologia, Campinas outubro - dezembro, 2010.

PEREIRA, Marcos Vinícius Medeiros. Fundamentos teórico - metodológicos da pesquisa em educação: O ensino superior em música como objeto. Artigo apresentado a Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 221 - 233, jul./dez, 2013

PINHEIRO, Marlene Nogueira; BATISTA, Eraldo Carlos. O aluno no centro da aprendizagem: uma discussão a partir de Carl Rogers. In: Psicologia & saberes v.7, n.8, 2018, p.70-85.

PRÄSS, Alberto Ricardo. Teorias da Aprendizagem. Scrinialibris.com, 2012.

ROGERS, C. R. Liberdade para aprender. Trad. de Edgard de Godói da Mata Machado e Márcio Paulo de Andrade. 1ª ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1969.

Published

2024-09-03

Issue

Section

Article

How to Cite

Medeiros, J. ., Marins, P., & Oliveira, L. R. (2024). O Ensino do Contrabaixo Elétrico por Meio de Aulas Centradas na Pessoa: uma Pesquisa Ação com Estudantes. Revista Da Tulha, 10(1), 102-125. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.216457