O Ensino do Contrabaixo Elétrico por Meio de Aulas Centradas na Pessoa: uma Pesquisa Ação com Estudantes
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.216457Keywords:
Teaching Electric Bass, Person centered approach, Planning of applied music lessons, Undergraduate degree in music educationAbstract
TEACHING ELECTRIC BASS THROUGH STUDENT CENTERED CLASSES: AN ACTION RESEARCH WITH STUDENTS OF THE UNDERGRADUATE DEGREE PROGRAM IN MUSIC EDUCATION OF UNIVERSITY OF BRASÍLIA
Downloads
References
ALMEIDA, Jorge Luis Sacramento. Ensino de música com ênfase na experiência prévia dos alunos: Uma experiência com percussionista de Salvador. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal da Bahia em, 2004.
AZEVEDO, Maria Cristina de Carvalho C. de. Introdução à pesquisa em música. Brasília: Universidade de Brasília, 2009. 19 f. Métodos de Pesquisa. Apostila
BRAGA, Adriana Luís Pinto. Aluno e professor no contexto de aulas de canto: A voz e a emoção para além do Dom e da Técnica. Dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em educação da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília/UNB, 2009.
CASTANHEIRA, Sérgio. O baixo elétrico no samba e a escuta nos processos de aprendizagem: A importância da relação entre o baixo e a percussão. Dissertação submetida ao Programa de Pós-graduação em música do Centro de Letras e artes da UNIRIO, 2016.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GLASER, Scheilla; FONTERRADA, Marisa. Ensaio a respeito do ensino centrado no aluno: uma possibilidade de aplicação no ensino do piano. Revista da ABEM, v. 14, n. 15, 2006.
GLASER, Scheilla Regina. Instrumentista & Professor: Contribuições para uma Reflexão Acerca da Pedagogia do piano e da formação Músico - Professor. Dissertação apresentada ao programa de Pós-graduação em Música, do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista- UNESP, como exigência parcial para obtenção do título de Mestre em Música, 2005.
HARDER, Rejane. Algumas Considerações a Respeito do Ensino de Instrumento: trajetória e realidade. Goiania: Opus, jun. 2008, v. 14, n. 01, p. 127-142.
MENEZES, Anco. Osvaldo Amorim: Gestos didáticos fundadores e específicos no processo de ensino e aprendizagem do baixo elétrico. Dissertação apresentada ao programa de Música da Universidade de Brasília - UNB, 2017.
MOREIRA, Marco Antonio. Teorias da Aprendizagem - Capítulo 9 - A teoria da aprendizagem significante de Rogers. Monografia n, 9 da série de enfoques teóricos. Porto Alegre. Instituto de Física da UFRGS, 1995.
MOREIRA, Virginia. Revisitando as Fases da abordagem centrada na pessoa. Estudo de Psicologia, Campinas outubro - dezembro, 2010.
PEREIRA, Marcos Vinícius Medeiros. Fundamentos teórico - metodológicos da pesquisa em educação: O ensino superior em música como objeto. Artigo apresentado a Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 40, p. 221 - 233, jul./dez, 2013
PINHEIRO, Marlene Nogueira; BATISTA, Eraldo Carlos. O aluno no centro da aprendizagem: uma discussão a partir de Carl Rogers. In: Psicologia & saberes v.7, n.8, 2018, p.70-85.
PRÄSS, Alberto Ricardo. Teorias da Aprendizagem. Scrinialibris.com, 2012.
ROGERS, C. R. Liberdade para aprender. Trad. de Edgard de Godói da Mata Machado e Márcio Paulo de Andrade. 1ª ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1969.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Jhoninha Medeiros, Paulo Marins, Livia Oliveira

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Authors retain copyright and grant the journal the right to first publication, with the work licensed under the Creative Commons Attribution License CC-BY-NC:
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.