Modinha e seus paradigmas através de Word painting: Viola de Lereno, modinha oitocentista e modinha de Catulo da Paixão Cearense

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.217073

Palavras-chave:

Modinha, Word painting, Viola de Lereno, modinha de salão, Catulo da Paixão Cearense

Resumo

Trata do gênero modinha e seus paradigmas por meio dos séculos, a saber: os espécimes publicados em Viola de Lereno, de Caldas Barbosa, que denotam a modinha do século XVIII, em forma simples, binária ou tripartida, em compasso binário e acompanhada de cordas dedilhadas. Com a chegada da Corte portuguesa em 1808, as modinhas lusitanas são importadas para o Brasil, ocorrendo o processo inverso – absorvidas pela produção da colônia, passam para o acompanhamento de teclado, como as modinhas do padre José Maurício Nunes Garcia. Derivadas fortemente da ópera italiana, mantém a estrutura melismática da modinha setecentista, porém incorporam o baixo de Alberti do classicismo no acompanhamento do piano doméstico e de salão, principalmente a partir de meados do século XIX, com o advento da impressão no Brasil. Por essa época viveu no país a soprano italiana Augusta Candiani, responsável por disseminar e firmar a modinha como gênero preferido nos salões cariocas, mostrando como eram as modinhas da época praticamente árias de ópera. A repopularização se daria gradualmente, passando por Chiquinha Gonzaga, após a abolição da escravidão, e a implosão de novas necessidades socioculturais advindas da estruturação de novas classes sociais urbanas consumidoras. Surge, então, o momento paradigmático que irá nortear a modinha de violão, mais uma vez, popular e com versos arrojados, principalmente nas composições de Catulo da Paixão Cearense. O fio condutor de todo esse repertório pode ser a técnica de utilizar um método renascentista europeu, chamado Word painting, em que clichês musicais são traduzidos dos elementos da poesia de forma literal.

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Biografia do Autor

  • Pedro Razzante Vaccari, Universidade de São Paulo

    Pós-doutorando pela USP. Doutor em Música pela Unesp. Mestre em Música e Bacharel em Música pela UNESP. Foi bolsista do CNpq - 2006 a 2008. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: música brasileira erudita ,Musicologia histórica, Etnomusicologia, canto lírico no Brasil, canto coral e etnomusicologia da performance. Publicou artigos na Revista Música da USP (2018), Revista Association of Ethnomusicology de Ancara na Turquia (2019), Revista Orfeu da UDESC (2019), Revista Música em Contexto da UnB (2019). EM 2020 publicou na Revista Internacional em Língua Portuguesa, RILP, e na Revista Ictus da UFBA, e em 2021 na Revista da Tulha da USP. Foi membro da Comissão organizadora da Jornada PPG IA UNESP 3A Edição Internacional de 2019, sendo o responsável pela área de Música. Apresentou trabalhos na Anppom (2017), Simpósio Internacional 250 anos do Padre José Maurício Nunes Garcia (2017), V e VI Simpósio Villa-Lobos da USP (2019 e 2021), Jornada PPG IA UNESP 3A Edição Internacional (2019), V EITAM da Unicamp (2019). Desde 2008 é membro do Coro Paulistano do Theatro Municipal de São Paulo, fundado por Mário de Andrade. Publicou, ainda, poemas pela Editora Vivara (Brasil, 2017, 2018), e Chiado (Portugal, 2017, 2018, 2019 e 2020). Estudou no Brasil com Martha Herr (2004-2013), Neyde Thomas (2009), na Alemanha com Ulrike Sonntag (2010), Gerd Türk (2015) e Birgit Wagner (2019/20), na Itália com Nicola Pamio (2016), nos EUA com Marko Lampas (2018). Em 2021 apresentou artigos na International Conference CIPEM de Porto, em Portugal, e publicou na Revista Nava da UFJF. Além disso apresentou artigo na ANPPOM 2021 e em 2022 publicou artigo na Revista Espaço Acadêmico. Tem sido consultor ad hoc dessas duas revistas acima, além de parecerista da ANPPOM e da revista PER MUSI. Em novembro de 2021 apresentou-se como solista no Réquiem do padre José Maurício Nunes Garcia, sua pesquisa de Doutorado, com o Coral Paulistano sob a regência de Maíra Ferreira. No dia da consciência negra, 20 de novembro de 2021, apresentou-se na rádio da UFRGS para um debate sobre raça e José Maurício Nunes Garcia, com o Prof. Dr. Cláudio Remião. Sua pesquisa de Pós-Doutorado investiga a modinha sob a ótica de Mário de Andrade, principalmente a desenvolvida por Villa-Lobos. Em julho de 2022 realizou, no Theatro Municipal de São Paulo - Praça das Artes, o recital Schumann e Villa-Lobos, com canções e resultados de sua problemática de pesquisa no pós doutorado na USP. Em agosto de 2022 publicou artigo na revista ORFEU e em setembro na revista LABOR HISTÓRICO, e seu livro foi aprovado para ser publicado pela Editora da Universidade Estadual de Londrina. Em 2023 ministrará a Disciplina "Estudos Especiais VII: A canção de câmara brasileira", para a Graduação da ECA/USP.

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Publicado

2024-12-17

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Artigo

Como Citar

Vaccari, P. R. (2024). Modinha e seus paradigmas através de Word painting: Viola de Lereno, modinha oitocentista e modinha de Catulo da Paixão Cearense. Revista Da Tulha, 10(2), 13-76. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.217073