Esmeraldino Salles (1916 - 1979) documentado pela imprensa: uma incursão no Acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional

Autores

  • Felipe Siles de Castro Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.222801

Palavras-chave:

esmeraldino salles, hemeroteca digital, biblioteca nacional, música e trabalho

Resumo

O presente artigo descreve o processo, metodologia e resultados decorrentes da pesquisa na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional sobre  o  músico  paulistano  Esmeraldino  Salles,  que  viveu  entre  1916  e  1979. A Hemeroteca Digital dispõe de um importante acervo digitalizado de  jornais,  revistas  e  periódicos,  fotocopiados  e  digitalizados,  e  a tecnologia de reconhecimento ótico de caracteres permite a pesquisa por palavras-chave, abrindo uma enorme possibilidade na pesquisa de trajetórias de músicos desconhecidos do grande público. O objetivo do  presente  trabalho  é  documentar  os  resultados  obtidos  por  meio  dessa fonte, procurando descrever e mapear as principais atividades profissionais de Esmeraldino como músico: 1) atuando pela Rádio Tupi e  por  televisões;  2)  acompanhando  cantores  na  noite  paulistana,  em  bares,  boates,  casas  noturnas  e  casas  de  espetáculos;  3)  registros  fotográficos;  e  4)  gravação  de  fonogramas  e  álbuns.  Através  dessa descrição  e  mapeamento  de  dados  obtidos  na  Hemeroteca  Digital  podemos  ter  uma  ideia  da  repercussão  do  trabalho  de  Esmeraldino  Salles em sua época de atividade, assim como a percepção do público em torno de sua figura.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Felipe Siles de Castro, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto

    Doutorando em Musicologia pela USP e Especialista em “Histórias e Culturas Indígenas e Afro-brasileiras na educação” na FACON — Casa Tombada (2019). Tem como foco de pesquisa a trajetória profissional e artística de músicos e compositores negros da história da música popular brasileira, tendo estudado no mestrado Esmeraldino Salles, enquanto no doutorado pesquisa sobre o maestro Abigail Moura e a Orquestra Afro-Brasileira. É autor do livro “O choro negro e paulistano de Esmeraldino Salles”, viabilizado pelo PROAC Literatura, do estado de São Paulo, e lançado pela Illumina em 2023. Gravou sanfona e escreveu arranjos em diversos álbuns, dentre eles o Paulibucano (2017) do sambista Toinho Melodia. Atualmente é professor de piano popular e sanfona no Conservatório Carlos Gomes, em Campinas-SP.

Referências

BARROS, Fernando Lichti. Do calypso ao cha-cha-chá: músicos em São Paulo na década de 60. São Paulo: Nova Ilusão Edições, 2012.

BEETENCOURT, Angela Maria Monteiro; PINTO Monica Rizzo Soares. A hemeroteca digital brasileira. In: XXV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação – Florianópolis, SC, Brasil, 07 a 10 de julho de 2013. Disponível em: https://portal.febab.org.br/cbbd2019/article/view/1321 (acesso em fevereiro de 2024).

BRASIL, Eric; NASCIMENTO, Leonardo Fernandes. História digital: reflexões a partir da Hemeroteca Digital brasileira e do uso de CAQDAS na reelaboração da pesquisa histórica. In: Estudos históricos – Rio de Janeiro, vol33, n° 69, p. 196-219, Janeiro-Abril 2020. DOI: DOI: 10.1590/S2178-14942020000100011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/eh/a/XNJJWhFFzPKdkhF6cyj5BJv/?lang=pt (acesso em fevereiro de 2024).

CASTRO, Felipe Siles de. Uma noite no Sumaré: o choro negro e paulistano de Esmeraldino Salles. 2021. Dissertação (Mestrado em Musicologia) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2021. doi:10.11606/D.27.2021.tde-07042022-114022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-07042022-114022/pt-br.php (acesso em fevereiro de 2024).

COSTA, Maria Cristina Castilho. Etnografia de arquivos - entre o passado e o presente. In: MATRIZes, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 171-186, 2011. DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v3i2p171-186. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38263 (acesso em fevereiro de 2024).

CUNHA, Olívia Maria Gomes da. Tempo imperfeito: uma etnografia do arquivo. In: MANA 10 (2): p. 287-322, 2004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/mana/a/XYzjLRvbTLVNnfsZVMJTYgf/?format=html (acesso em fevereiro de 2024).

ENSAIO. Laércio de Freitas. Direção de Fernando Faro. Programa Ensaio, 2015. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=rx_n9zDRmJM (acessado em março de 2024).

HEMEROTECA Digital da Biblioteca Nacional. Disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/ (acesso em fevereiro de 2024).

RUY, Marcos Aurélio. Pixinguinha e a dificuldade em ser negro no Brasil. Portal Vermelho: 15 de dezembro de 2013. Disponível em https://vermelho.org.br/2013/02/15/pixinguinha-e-a-dificuldade-de-ser-negro-no-brasil/ (acesso em março de 2024).

SEEGER, Anthony. Etnografia da Música. In: Cadernos de campo, São Paulo, n. 17, p. 237-260, 2008.

Downloads

Publicado

2024-09-03

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Castro, F. S. de. (2024). Esmeraldino Salles (1916 - 1979) documentado pela imprensa: uma incursão no Acervo da Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Revista Da Tulha, 10(1), 43-71. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.222801