O regente/maestro de orquestra e sua atuação na música popular: um panorama brasileiro

Autores

  • Marcio Guedes Correa Centro Universitário Ítalo Brasileiro / Secretaria de Educação de Bertioga https://orcid.org/0000-0002-7591-9228
  • Abdenaldo Aurelio Alves de Lima Muniz Santiago Centro Universitário Ítalo Brasileiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.223547

Palavras-chave:

maestro-arranjador, regente de música popular, maestro de música popular

Resumo

Na primeira metade do século XX, ocorreu significativa orquestração de canções brasileiras. Gêneros musicais passaram a ser apresentados com arranjos para orquestra sinfônica, além do instrumental original das big bands estadunidenses. Tal fenômeno, sem dúvida, ocorreu em grande medida pela chegada dos discos norte americanos em território brasileiro que continham canções do jazz interpretadas por cantores e cantoras acompanhados por big bands e grandes orquestras. Dessa demanda de se orquestrar a música popular emerge a necessidade da presença do maestro ou regente orquestral nos meios de produção da canção popular. Diante desse fato, surge uma inquietação: quais são as características do regente orquestral que irá atuar na interpretação da canção popular? Buscaremos encontrar respostas para essa questão por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza básica, objetivando descrever e explicar a atuação do maestro/regente na música popular brasileira. Quanto aos procedimentos, essa é uma pesquisa bibliográfica e documental.

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Biografia do Autor

  • Marcio Guedes Correa, Centro Universitário Ítalo Brasileiro / Secretaria de Educação de Bertioga

    Possui graduação em Licenciatura em educação artística Habilitação: música, licenciatura plena pela Faculdade de Artes Alcantara Machado (2002), graduação em Bacharelado em música pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro (2023), graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro (2024), mestrado em Música: musicologia/etnomusicologia pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (2007) e doutorado em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Atualmente é professor doutor colaborador da Universidade Benhoblô (Guiné Bissau), professor de artes - Secretaria de Educação de Bertioga, pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso e professor de violão e guitarra elétrica do Centro Universitário Ítalo Brasileiro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: violão, guitarra, música brasileira, educação musical e composição musical.

  • Abdenaldo Aurelio Alves de Lima Muniz Santiago, Centro Universitário Ítalo Brasileiro

    Possui graduação em Música com habilitação em Instrumento: Trombone pela Universidade de São Paulo - USP (2004), pós-graduação em Performance: Trombone Baixo pela Liszt Academy of Music (2006), pós-graduação em Gestão Empresarial pela Universidade Nove de Julho (2012), Mestrado em Música (Regência Orquestral) pela UNICAMP (2016). Foi professor da Universidade Federal de Goiás - EMAC/UFG em Goiânia e na Unisant'anna em São Paulo, onde também foi coordenador dos cursos de Graduação e Pós Graduação em Música. Leciona História da Música, Teoria, Percepção, Trombone, Regência e Harmonia Tradicional no Centro Universitário Ítalo Brasileiro, onde também é o coordenador do Curso de Música. É Coordenador dos Cursos de Pós Graduação em Música e Coordenador do CECAV - Centro de Estudos de Canto e Voz da Unyleya. Foi professor substituto da Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT e atualmente é trombonista baixo do Projeto Coisa Fina, com o qual foi finalista do Grammy Latino 2021, Regente Titular e Diretor Artístico do Oz Brass, Regente Adjunto da Orquestra de Sopros de Osasco e Regente Assistente no Coral Cultura Inglesa - SP.

Referências

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Publicado

2024-09-03

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Correa, M. G., & Santiago, A. A. A. de L. M. (2024). O regente/maestro de orquestra e sua atuação na música popular: um panorama brasileiro. Revista Da Tulha, 10(1), 223-250. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.223547