O regente/maestro de orquestra e sua atuação na música popular: um panorama brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.223547Palavras-chave:
maestro-arranjador, regente de música popular, maestro de música popularResumo
Na primeira metade do século XX, ocorreu significativa orquestração de canções brasileiras. Gêneros musicais passaram a ser apresentados com arranjos para orquestra sinfônica, além do instrumental original das big bands estadunidenses. Tal fenômeno, sem dúvida, ocorreu em grande medida pela chegada dos discos norte americanos em território brasileiro que continham canções do jazz interpretadas por cantores e cantoras acompanhados por big bands e grandes orquestras. Dessa demanda de se orquestrar a música popular emerge a necessidade da presença do maestro ou regente orquestral nos meios de produção da canção popular. Diante desse fato, surge uma inquietação: quais são as características do regente orquestral que irá atuar na interpretação da canção popular? Buscaremos encontrar respostas para essa questão por meio de uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza básica, objetivando descrever e explicar a atuação do maestro/regente na música popular brasileira. Quanto aos procedimentos, essa é uma pesquisa bibliográfica e documental.
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