O ensino de cordas friccionadas na Instituição Aparecido Savegnago: estrutura pedagógica, impacto social e formação musical de crianças e jovens
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.227182Palavras-chave:
ensino de cordas friccionadas, estrutura pedagógica, Filosofia Suzuki, Instituição Aparecido Savegnago, projetos sociomusicaisResumo
A Instituição Aparecido Savegnago, localizada em Sertãozinho, no interior de São Paulo, atende gratuitamente a cerca de 170 alunos por ano, contribuindo para a educação musical de crianças em situação de vulnerabilidade social. Este artigo apresenta a estrutura pedagógica do ensino de cordas friccionadas da Instituição, com ênfase em dois aspectos: o impacto social que gera na comunidade local e regional e a eficiência da formação musical de crianças e jovens. Em relação ao ensino de instrumentos de cordas, a metodologia orientadora é a Filosofia Suzuki, devidamente lecionada por professores credenciados pela Suzuki Association of the Americas (SAA). Nesse ensejo, comenta-se sobre esse modelo de ensino, com vistas à sua estruturação e ao desenvolvimento de bem-estar, procurando verificar a eficiência do projeto em mitigar os efeitos da desigualdade social e da precarização do ensino de música no município de Sertãozinho e região.
Downloads
Referências
ABREU, José Antonio. The El Sistema music revolution. Publicado pelo canal TED Conferences. [S. l.: s. n.], fev. 2009. 1 vídeo (16min36s.). Disponível em: https://www.ted.com/talks/jose_antonio_abreu_the_el_sistema_music_revolution/transcript?language=es&trigger=15s. Acesso em: 01 jul. 2024.
CAMARGO, Cristina M. E. C. J. O ensino musical na perspectiva poética, da práxis e da teoria: processos de formação alternativos à indústria da cultura. Tese (Doutorado em Artes) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27157/tde-30012015-093114/publico/CristinaMouraEmboabadaCostaJuliaodeCamargo.pdf. Acesso em: 01 jul. 2024.
COSTA, Pedro H. O. V. Ações didáticas no ensino coletivo de cordas friccionadas: uma experiência no Instituto Baccarelli. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2022. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/7e4c7cf2-4e95-42ed-b552-ee8d29f32adb/content. Acesso em: 07 jun. 2024.
INSTITUIÇÃO APARECIDO SAVEGNAGO. [Arquivos locais]. Sertãozinho: Instituição Aparecido Savegnago, 2023.
INSTITUIÇÃO Aparecido Savegnago. Instituição Aparecido Savegnago: a casa da cidadania. Sertãozinho: [s. n.], 2024. Disponível em: http://www.iaparecidosavegnago.org.br. Acesso em: 01 jul. 2024.
MARTINS, Cassio H. B. Aprendizagens baseadas em problemas e em projetos como propostas inovadoras para o ensino-aprendizagem de instrumentos de cordas friccionadas. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-05102020-150108/pt-br.php. Acesso em: 01 jul. 2024.
PENNA, Maura; BARROS, Olga R. N.; MELLO, Marcel R. Educação musical com função social: qualquer prática vale? Revista ABEM, Londrina, v. 20, n. 27, p. 67-78, 2012. Disponível em: https://revistaabem.abem.mus.br/revistaabem/article/view/161/96. Acesso em: 07 jun. 2024.
PROJETO Guri. Quem somos. São Paulo: [s. n.], 2014. Disponível em: http://www.projetoguri.org.br/quem-somos/historia/. Acesso em: 19 jun. 2024.
SANTANA, Sthéfane. A música como instrumento no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Psicopedagogia. Universidade Federal da Paraíba, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/1849/1/SRMS27062016. Acesso em: 01 nov. 2023.
SOARES, Olavo Pereira; CERVEIRA, Rosimeire Bragança; MELLO, Suely Amaral. Educação musical na escola: valorizar o humano em cada um de nós. Cad. Cedes, Campinas, v. 39, n. 107, p. 125-138, jan.-abr. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccedes/a/NMxVRMgLg59tDHRffJgt6vP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 mar. 2024.
YING, Liu M. O ensino coletivo direcionado ao violino. Dissertação (Mestrado em Artes) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27140/tde-22072009-183401/publico/895660.pdf. Acesso em: 14 jul. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paulo Eduardo de Barros Veiga, Brenda Letícia dos Santos, Marcos Vinícius Miranda dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY-NC:
Este trabalho está licenciado sob uma licença CC-BY-NC