O ensino de cordas friccionadas na Instituição Aparecido Savegnago: estrutura pedagógica, impacto social e formação musical de crianças e jovens

Autores

  • Brenda Letícia dos Santos Universidade de São Paulo
  • Paulo Eduardo de Barros Veiga Universidade de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-1250-8237
  • Marcos Vinícius Miranda dos Santos Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.227182

Palavras-chave:

ensino de cordas friccionadas, estrutura pedagógica, Filosofia Suzuki, Instituição Aparecido Savegnago, projetos sociomusicais

Resumo

A Instituição Aparecido Savegnago, localizada em Sertãozinho, no interior de São Paulo, atende gratuitamente a cerca de 170 alunos por ano, contribuindo para a educação musical de crianças em situação de vulnerabilidade social. Este artigo apresenta a estrutura pedagógica do ensino de cordas friccionadas da Instituição, com ênfase em dois aspectos: o impacto social que gera na comunidade local e regional e a eficiência da formação musical de crianças e jovens. Em relação ao ensino de instrumentos de cordas, a metodologia orientadora é a Filosofia Suzuki, devidamente lecionada por professores credenciados pela Suzuki Association of the Americas (SAA). Nesse ensejo, comenta-se sobre esse modelo de ensino, com vistas à sua estruturação e ao desenvolvimento de bem-estar, procurando verificar a eficiência do projeto em mitigar os efeitos da desigualdade social e da precarização do ensino de música no município de Sertãozinho e região.

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Biografia do Autor

  • Brenda Letícia dos Santos, Universidade de São Paulo

    Brenda Letícia dos Santos, artisticamente conhecida como Brenda Valeriano, é natural de Sertãozinho, estudante, pedagoga e violinista. Desde a fundação da Instituição Aparecido Savegnago, foi aluna e descobriu os desafios e oportunidades da carreira musical. Em 2019, ingressou no curso de Educação Artística com Habilitação em Música pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, na Universidade de São Paulo. É credenciada em Filosofia Suzuki nos livros 1 e 2 para violino (SAA: 131104). Brenda atuou em orquestras nas regiões de Ribeirão Preto e Franca e foi bolsista da USP Filarmônica. Além de sua formação em violino, ela se dedica à pedagogia, valorizando projetos sociais e musicais no Brasil.

  • Paulo Eduardo de Barros Veiga, Universidade de São Paulo

    Paulo Eduardo de Barros Veiga realizou pós-doutorado com bolsa FAPESP (Processo nº 2018/01418-2) e atuou como professor colaborador PART e professor temporário no Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (DM-FFCLRP-USP). Graduou-se em Música e em Letras, tendo feito mestrado e doutorado na área de Estudos Literários, com enfoque em literatura clássica. Atualmente, além de atuar na USP Filarmônica, participa da tradução de uma plataforma de dados de imagem biomédica (Software 3D Slicer) junto ao Departamento de Computação e Matemática da FFCLRP-USP.

  • Marcos Vinícius Miranda dos Santos, Universidade de São Paulo

    Marcos Vinícius Miranda dos Santos, natural de Bauru, é pedagogo e violinista. Formou-se em Pedagogia pelo Instituto de Ensino Superior de Bauru e em violino pelo Conservatório de Tatuí. Possui mestrado em Performance e Pedagogia do Violino pela University of Southern Mississippi e doutorado em Performance do Violino e Teoria Musical pela Universidade do Alabama. Atuou em várias orquestras no Brasil e nos EUA, além de se apresentar na Europa e América Latina. Foi professor assistente nas Universidades do Mississippi e Alabama, e lecionou em diversas instituições, incluindo IA-UNICAMP e Conservatório de Tatuí. Desde junho de 2022, é professor doutor de Violino na Universidade de São Paulo. Além de sua carreira musical, Marcos se dedica a projetos sociais e ao gerenciamento de carreira de alunos de música.

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Santos, B. L. dos, Veiga, P. E. de B., & Santos, M. V. M. dos. (2024). O ensino de cordas friccionadas na Instituição Aparecido Savegnago: estrutura pedagógica, impacto social e formação musical de crianças e jovens. Revista Da Tulha, 10(2), 179-196. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.227182