Reflexões propositivas sobre o ensino de música para estudantes com perfil fora do padrão conservatorial europeu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.227511

Palavras-chave:

Modelo Conservatorial Europeu, Práticas Deliberadas, Saxofone, Técnica Básica

Resumo

Considerando questões como etarismo, em contraposição a super valorização de estudantes jovens, com potencial musical expressivo em detrimento daqueles com perfil fora dos padrões preconizados pelo modelo conservatorial europeu proeminente no Brasil, este trabalho aborda um estudo realizado no ano de 2022 com alunos iniciantes de saxofone oriundos da classe trabalhadora, com idade entre 22 e 78 anos da Escola Municipal de Música de Embu das Artes – SP. Como resultado, este recorte apresenta apontamentos iniciais sobre a eficácia da utilização de estratégias para desenvolvimento técnico instrumental a partir de um roteiro e organização de estudos voltados ao saxofone. Além disso, busca-se também, refletir sobre o modelo de ensino e aprendizado que possui como base o padrão conservatorial europeu. Para as questões relacionadas a institucionalização do ensino de música no Brasil a partir do arquétipo conceitual europeu, utilizamos como base o trabalho de Jardim (2009). Sobre os estudos deliberados, como referência o trabalho de Mendes (2014). No tocante aos parâmetros técnicos relacionados ao ensino do saxofone, como base norteadora, Oliveira (2023). Para os temas ligados aos aspectos motivacionais, os estudos de Figueiredo e Moreira (2023). Concernente ao ensino, música e interdisciplinaridade, como base o trabalho de Lima et. al. (2019). Em relação aos itens que dizem respeito à organização física e mental dos estudos, utilizamos o referencial teórico de Fraser (2020) – tradução de Barancoski (2021).

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Biografia do Autor

  • José de Carvalho Oliveira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

    Natural de Matias Olímpio, Piauí, José de Carvalho é doutorando em Música, com pesquisa apoiada pela agência de fomento CAPES, na área de Teoria e Prática da Interpretação Musical pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Musicologia (Teoria e Análise Musical) pela Universidade de São Paulo, USP (pesquisa financiada pela CAPES). No Ensino Superior possui Bacharelado em Música com habilitação em Saxofone, e Licenciatura em Música, ambas graduações pelo Centro Universitário Sant'Anna (São Paulo, Capital). Atuou entre 2017 e 2023 como Professor de Ensino Superior nos Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Música do Centro Universitário Sant'Anna e concomitantemente de 2021 a 2023 atuou também como Coordenador dos referidos Cursos. Como saxofonista, teve como base de formação o Curso de Saxofone Erudito na Escola de Música do Estado de São Paulo (EMESP - Tom Jobim). Consta também como parte significativa de sua formação os estudos realizados no Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos (Conservatório de Tatuí - SP). Como camerista, juntamente com o pianista Henrique Gomide, obteve em 2007 o 1º (Primeiro) Lugar no II Concurso de Música de Câmara EMESP - Tom Jobim após ter alcançado o 3º (Terceiro) lugar no ano anterior (2006). É Professor de Saxofone na Escola Técnica de Música e Dança - Ivanildo Rebouças da Silva (Conservatório de Cubatão – SP). Maestro Assistente e Spalla na Banda Municipal de Embu das Artes - SP. Na música de câmara, atualmente tem se dedicado à difusão e pesquisa do repertório brasileiro para saxofone e piano em parceria com a pianista paulistana Arlete Tironi Gordilho. Participou como músico convidado em orquestras como a Bachiana Filarmônica Sesi - SP, sob a regência do maestro João Carlos Martins. Atuou como solista convidado à Orquestra Filarmônica Santo Amaro - SP (OFISA), sob regência de Mônica Giardini. Em 2015 participou do Brasília Sax Fest com o Ensemble Belvedere de Saxofones acompanhando artistas internacionais como os saxofonistas Alain Crépin (Bélgica), Emiliano Barri (Argentina), Miguel Villafruela (Cuba - Chile) e Vicent David (França). Em 2014 apresentou-se com o Axioma - quarteto de saxofones no VI Encontro Internacional de Saxofonistas do Conservatório de Tatuí - SP. Como discente tem participado de várias atividades de aperfeiçoamento entre as quais estão os Master Classes com os saxofonistas Emiliano Barri (ARG), Kenneth Radnosky (USA), Dílson Florêncio (BR), Rodrigo Capistrano (BR), Erik Heimann Pais (URU/BR) e Carlos Gontijo (BR). No âmbito acadêmico como pesquisador possui trabalhos publicados no campo da Teoria e Prática da Interpretação Musical; Educação Musical; Teoria e Análise Musical.

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Oliveira, J. de C. (2024). Reflexões propositivas sobre o ensino de música para estudantes com perfil fora do padrão conservatorial europeu. Revista Da Tulha, 10(2), 164-178. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.227511