Entrevista: Paulo Cesar Chagas. Música eletrônica e pesquisa audiovisual imersiva em música telemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.229284

Resumo

O premiado compositor brasileiro Paulo César Chagas é professor titular na Universidade da Califórnia, Riverside, desde 2004. Graduado em composição pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), em 1980, transferiu-se para a Europa, onde estudou composição com Henri Pousseur no Conservatório Real de Música de Liège, Bélgica. Posteriormente, dedicou-se ao estudo da música eletrônica na Escola Superior de Música e Dança de Colônia (HfMTK), Alemanha. Seu catálogo reúne mais de 200 obras, abrangendo orquestra, música de câmara, coral, percussão, instrumentos solo, eletroacústico, audiovisual e multimídia. Suas composições são regularmente apresentadas em países da Europa, Ásia e Américas. Chagas recebeu comissionamentos para festivais e instituições musicais de renome, incluindo o festival Ars Musica em Bruxelas, o Teatro Nacional Alemão em Weimar, o Festival Internacional de Outono de Moscou, o Festival Musik Triennale em Colônia, a Ópera de Bonn, o Theaterhaus em Stuttgart, a rádio WDR em Colônia e o festival Sonidos de las Américas no Carnegie Hall de Nova York. Ele também atuou como Diretor de Som e compositor residente do Estúdio de Música Eletroacústica da Rádio WDR de Colônia entre 1990 e 1999, onde trabalhou ao lado de compositores como Karlheinz Stockhausen e Luc Ferrari, entre outros. Além de compositor, Chagas é um destacado pesquisador com inúmeros artigos publicados em livros e revistas internacionais em diversas línguas, como inglês, alemão, português, francês, espanhol e russo. Seu livro Unsayable Music (Chagas, 2014b) oferece reflexões teóricas, críticas e analíticas sobre temas-chave da música contemporânea. Recentemente, coeditou o livro Sounds from Within: Phenomenology and Practice (Chagas; WU, 2021) e publicou Zwischen Klängen und Apparaten: Zur Theorie und Praxis der Elektronischen Musik [Entre Sons e Aparelhos: Teoria e Prática da Música Eletrônica] (Chagas, 2021). Idealizador e fundador do Experimental Acoustics Research Studio (EARS) na Universidade da Califórnia, Riverside, Chagas recebeu o prestigiado prêmio de pesquisa Fulbright, que o levou a uma residência artística em Berlim (2022-2023), onde desenvolveu uma instalação audiovisual imersiva para o museu Humboldt Forum. Esta instalação, baseada em sua pesquisa Sound Imaginations sobre culturas sonoras, incluiu gravações de sons ambissônicos e vídeos 3D capturados em países como Índia, Rússia, Alemanha, Estados Unidos e Brasil entre 2016 e 2019. Em 2023, a sua obra A Hora das Coisas estreou na Sala São Paulo, comissionada pela Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP). Paulo César Chagas é um compositor pioneiro na produção de obras audiovisuais telemáticas imersivas, com suas pesquisas focadas em intermídia e colaboração em performances. Além disso, desempenhou um papel importante no desenvolvimento da música eletrônica na Europa, durante seu trabalho no estúdio de música eletrônica da rádio WDR de Colônia, onde atuou como compositor residente e diretor de som. O Laboratório de Flauta do Departamento de Música de Ribeirão Preto da USP (LaFlauta) entrevistou o compositor, buscando compartilhar sua visão sobre diversos aspectos de sua obra. Chagas tem colaborado generosamente com o LaFlauta ao longo dos últimos anos, como compositor, palestrante, professor e performer em diversas atividades. A obra telemática audiovisual imersiva de Chagas para flauta é o tema central do projeto FAPESP “Música Telemática: Conectividade em Ambientes Virtuais” (2022/05986-0), no qual o compositor atua como pesquisador associado junto à flautista e coordenadora do LaFlauta, Cássia Carrascoza Bomfim. O projeto Música Telemática foi desenvolvido no âmbito das atividades da flautista como Visiting Scholar (2021-2024) na Universidade da Califórnia, Riverside (UCR), sob a supervisão do compositor Paulo César Chagas. O projeto recebeu apoio da UCR, tanto na especialização da flautista quanto em parcerias para projetos pedagógicos e artísticos. Esta entrevista faz parte do Programa Unificado de Bolsas (PUB) da USP (edital 2022-2023), e está inserida no projeto A Música Telemática sob a Ótica de Paulo César Chagas: Compreensão de Conceitos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cássia Carrascoza Bomfim, Universidade de São Paulo

    Cássia Carrascoza – Flautista brasileira, improvisadora, educadora e pesquisadora. Professora Dra. do Departamento de Música da FFCLRP- USP, onde coordena o LaFlauta, Laboratório de Flauta. Em 2022, recebeu um prêmio da Fundação Jacktrip, o “Jacktrip Foundation Equipment Grant” para pesquisa em música e tecnologia. De 2020 a 2024 colaborou com o compositor Paulo C. Chagas num projeto de música audiovisual imersiva telemática; o duo realizou mais de 50 concertos e palestras no Brasil, Estados Unidos, Europa e Ásia, e em 2021, a convite de Chagas, iniciou um visiting scholar na Universidade da Califórnia – Riverside. De 1999 a 2018 foi primeira flautista da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo e, de 2000 a 2014, foi primeira flautista da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo. Foi integrante da Camerata Aberta, da EMESP, desde a sua fundação em 2010, com a qual recebeu o prêmio APCA 2010 de música contemporânea e o 8° Prêmio Bravo 2012. Foi vice-diretora da OSUSP (2021-2022). Se apresentou em países como Alemanha, Hungria, Holanda, França, Portugal, Bélgica, Estados Unidos, Argentina e China. Desenvolve um intenso trabalho na pesquisa da performance da música contemporânea brasileira, recebendo diversas obras dedicadas a ela. Atualmente desenvolve pesquisa sobre composição colaborativa, performance telemática e improvisação com eletrônica. Desde 2023, é pesquisadora responsável pelo projeto de pesquisa “Música Telemática: Conectividade em Ambientes Virtuais”, FAPESP 2022/05986-0. É Diretora da Orquestra Sinfônica da USP – OSUSP.

     

  • Lucas Herrera Andrade Diniz, Universidade de São Paulo

    É graduando em Bacharelado em Música com habilitação em flauta transversal no Departamento de Música da FFCLRP-USP, sob a orientação de Cássia Carrascoza Bomfim. Foi bolsista do Programa Unificado de Bolsas -PUB (2022-2023) com o projeto "A Música telemática sob a ótica de Paulo C. Chagas", é integrante do Ensemble Telemático LaFLauta. É Flautista da USP Filarmônica.

Referências

Attali, Jacques. 1985. Noise: The Political Economy of Music. Translated by Brian Massumi. Minneapolis: University of Minnesota Press.

Benjamin, Walter. 2014. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. Translated by G. V. Silva. Porto Alegre: &PM.

Carrascoza, Cássia, Alexandre Ficarelli, and Danilo Rossetti. 2024. "Connectivity, Presence, and Time: A Pedagogical Experience with Telematic Music." Journal of Network Music and Arts 6 (1). https://commons.library.stonybrook.edu/jonma/vol6/iss1/2/ [accessed August 17, 2024].

Carrascoza, Cássia. 2022. "Telematic Immersion: Performance, Technology, and Audiovisual Work in Virtual Studies (2020) by Paulo C. Chagas." Journal of Network Music and Arts 4 (1). https://commons.library.stonybrook.edu/jonma/vol4/iss1/3 [accessed August 17, 2024].

Carrascoza, Cássia, and Paulo C. Chagas. 2023. "Processos telemáticos colaborativos: I Hear You Breathe para flauta baixo, eletrônica em tempo real e vídeo." Anais do XXXIII Congresso da Anppom, São João del-Rei, Brasil. https://anppom.org.br/anais/anaiscongresso_anppom_2023/papers/1867/public/1867-7724-1-PB.pdf [accessed August 17, 2024].

Carrascoza, Cássia, and Paulo C. Chagas. 2023. "I Hear You Breathe: Extended Techniques and Narratives in Telematic Audiovisual Immersion." In Proceedings of the International Computer Music Conference, The Chinese University of Hong Kong, Shenzhen, edited by Miriam Akkermann, 133-137. https://icmc2023.org.cn/_pc_/schedule_programme/index [accessed August 17, 2024].

Chagas, Paulo C. 2023a. "Sound Imaginations: Listening Cultures and Audiovisual Immersion." Array 2023: 59-76. DOI: https://doi.org/10.25370/array.v2023 [accessed August 17, 2024].

Chagas, Paulo C. 2023b. "Imaginações Sonoras, Imersão Audiovisual e Telemática." In Escrita, Som, Imagem: Natureza em Foco, vol. 3, edited by C. A. P. de Figueiredo, C. N. de Lima, E. L. de L. Reis, and T. F. N. Diniz, 63-84. Belo Horizonte: Fino Traço. https://www.finotracoeditora.com.br/e-book-escrita-som-e-imagem [accessed August 17, 2024].

Chagas, Paulo C., and Cássia Carrascoza. 2023. "With Love: Electroacoustic, Audiovisual, and Telematic Music." In Music in the AI Era Lecture Notes in Computer Science, vol. 13770, edited by M. Aramaki, K. Hirata, T. Kitahara, R. Kronland-Martinet, and S. Ystad, 312-20. Cham: Springer Nature Switzerland. https://doi.org/10.1007/978-3-031-35382-6_24 [accessed August 17, 2024].

Chagas, Paulo C. 2021. Zwischen Klängen und Apparaten: Zur Theorie und Praxis der elektronischen Musik. Remscheid: Rediroma-Verlag.

Chagas, Paulo C., and Cecilia Wu, eds. 2021. Sounds from Within: Phenomenology and Practice. Numanities – Arts and Humanities in Progress, vol. 18. Cham: Springer Nature Switzerland. https://doi.org/10.1007/978-3-030-72507-5 [accessed August 17, 2024].

Chagas, Paulo C. 2019. "Som e verdade: Pesquisa interdisciplinar em som e composição musical." Revista da Tulha 5 (2): 107-132. http://www.revistas.usp.br/revistadatulha/article/view/165091/159710 [accessed August 17, 2024].

Chagas, Paulo C. 2014a. "Creativity with Apparatuses: From Chamber Music to Telematic Dialog." Flusser Studies17: 2-15. http://www.flusserstudies.net/sites/www.flusserstudies.net/files/media/attachments/paulo-chagas-creativity-with-apparatuses.pdf [accessed August 17, 2024].

Chagas, Paulo C. 2014b. Unsayable Music: Six Essays on Music Semiotics, Electroacoustic and Digital Music. Leuven: Leuven University Press.

Chagas, Paulo C. 2008. "A Música de Câmara Telemática: A Metáfora de Flusser e o Universo da Música Eletroacústica." Revista Ghrebh 11: 26-49. https://www.cisc.org.br/portal/jdownloads/Ghrebh/Ghrebh-%2011/05_chagas.pdf [accessed August 17, 2024].

Chagas, Paulo C. 2002. "Spiel und Dialog: das Komponieren mit Apparaten." In Elektroakustische Musik. Handbuch der Musik im 20. Jahrhundert vol. 5, edited by Elena Ungeheuer, 182-196. Laaber: Laaber Verlag.

Flusser, Vilém. 2008. O Universo das Imagens Técnicas: Elogio da Superficialidade, 1st ed. São Paulo: Anablume.

Links de obras de Paulo C. Chagas citadas na entrevista

A Hora das Coisas (2023) 22:49” concerto para tímpanos e orquestra https://on.soundcloud.com/nhim3qGibznR6kjt5.

Pune Metamorphosis vídeo #2 (2023) 19:00” instalação audiovisual ambissônica e sistema WFS – vídeo-música Participação especial de Cássia Carrascoza (flauta baixo) https://youtu.be/komEEb5o4VU.

Pune Metamorphosis vídeo #1 (2023) 19:00” instalação audiovisual ambissônica – vídeo-música https://youtu.be/qfd8vlReL3s

I Hear You Breathe (2022) 20:00” for bass flute, live-electronics and video 3rd movement: https://youtu.be/FghO47zmgewsi=zg5F2p3N6beOHNgU

Re-soundings (2021) 18:26” para flauta, orquestra de câmera, eletrônica e vídeo – vídeo-música https://youtu.be/3EUNUJRRoZA

Re-soundings #3 flauta 1 (2021) 6:00” para flauta e eletrônica – vídeo-música https://youtu.be/Ex0r_vOx_j8Re-soundings #3 flauta 2 (2021) 7:00”para flauta e eletrônica https://youtu.be/2FTtgFbpgwY

Sound Imaginations – versão longa (2021) 26:54” vídeo-música: https://youtu.be/ewVYfN7FyOE.

Sound Imaginations – versão curta (2021) 10:09” vídeo-música: https://youtu.be/vvtVfuvgRhA.

Sound Imaginations (2020) exibição permanente instalação audiovisual imersiva – documentação https://youtu.be/V_9VlC1sBgk.

Virtual Studies (2020/21) 15:00” for flute and bass flute (solo), live-electronics, and video https://youtu.be/9ennj2wMEtw. https://youtu.be/5D36VsNEkhY.

Mojave (2020/21) 9:00” for flute, live-electronics and video. https://youtu.be/YdAPGQ-F_uE?t=1801. https://youtu.be/3Fnx2PQPD6c?t=1859.

Mojave – long version (2021) 8:54” music video. https://youtu.be/GB-KwDOImho.

Mojave – short version (2021) 6:13” music video https://youtu.be/qNwUwHh7hKg.

Projektion (2000) 17:28“ música eletrônica em 12 canais (versão estéreo) https://on.soundcloud.com/eyK1Y.

Migration (1995/97) 26:00” para piano MIDI, ensemble (16 músicos) e eletrônica em tempo real https://on.soundcloud.com/WukKVo6wmuFZ9CSXA.

Migration (1997) 24:20“ música eletrônica em 12 canais (versão estéreo) https://on.soundcloud.com/AR475.

Seleção de concertos telemáticos do Duo Carrascoza/Chagas

Virtual Studies / Mojave – V Convergências Sonoras 2024 22 de junho de 2024 https://youtu.be/zp8GSktekWk.

I Hear You Breathe – Festival Earth Day Art Model 2023 22 de abril de 2023 https://youtu.be/W8DmW7sS6Zs.

Telematic Audiovisual Immersion – Festival Earth Day Art Model 2022. 22 de abril de 2022. https://youtu.be/YdAPGQ-F_uE.

Telematic Audiovisual Immersion – Festival Audioblast 2022. 25 de fevereiro de 2022. https://youtu.be/3Fnx2PQPD6c.

Mojave – Universidade da California, Riverside (UCR) 2021. 10 de março de 2021. https://youtu.be/onuWdf92KrI.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Entrevista

Como Citar

Bomfim, C. C., & Diniz, L. H. A. . (2024). Entrevista: Paulo Cesar Chagas. Música eletrônica e pesquisa audiovisual imersiva em música telemática. Revista Da Tulha, 10(2), 243-274. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.229284