O jogo e o diálogo: compondo com aparelhos

Autores

  • Paulo C. Chagas University of California Riverside - UCR

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.229940

Palavras-chave:

Música eletrônica, música eletroacústica, aparelho, analógico, digital

Resumo

Este artigo examina a criação musical no contexto das novas formas de informação e comunicação da sociedade contemporânea, com base na minha experiência profissional no histórico Estúdio de Música Eletrônica da Rádio de Colônia, Alemanha (1990-99). O texto investiga os processos de produção de música eletrônica (ou eletroacústica), desde o início da era analógica até a transição para a era digital, com foco na realidade dos aparelhos. O conceito de "aparelho", proposto por Flusser, é central para a compreensão da nova complexidade comunicativa da sociedade telemática, baseada na automatização dos aparelhos e da mídia. Os aparelhos oferecem um universo de símbolos, por meio dos quais projetamos nossos pensamentos, emoções e desejos. Eles programam os seres humanos para determinados comportamentos, automatizam o pensamento e bloqueiam, assim, a crítica. Os métodos de produção desenvolvidos no Estúdio de Colônia, baseados na colaboração entre compositores, técnicos e artistas, são analisados como exemplo de "criação dialógica", capaz de despertar a consciência crítica para a realidade dos aparelhos. O ensaio demonstra como a música eletrônica explora os aparelhos de maneira não ortodoxa – como um jogo. Esse jogo pode subverter a função alienante dos aparelhos e promover o diálogo, criando novas informações e conceitos que ajudem a sociedade a decifrar os programas dos aparelhos.

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Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Chagas, P. C. (2024). O jogo e o diálogo: compondo com aparelhos. Revista Da Tulha, 10(2), 100-136. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.229940