O jogo e o diálogo: compondo com aparelhos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.229940Palavras-chave:
Música eletrônica, música eletroacústica, aparelho, analógico, digitalResumo
Este artigo examina a criação musical no contexto das novas formas de informação e comunicação da sociedade contemporânea, com base na minha experiência profissional no histórico Estúdio de Música Eletrônica da Rádio de Colônia, Alemanha (1990-99). O texto investiga os processos de produção de música eletrônica (ou eletroacústica), desde o início da era analógica até a transição para a era digital, com foco na realidade dos aparelhos. O conceito de "aparelho", proposto por Flusser, é central para a compreensão da nova complexidade comunicativa da sociedade telemática, baseada na automatização dos aparelhos e da mídia. Os aparelhos oferecem um universo de símbolos, por meio dos quais projetamos nossos pensamentos, emoções e desejos. Eles programam os seres humanos para determinados comportamentos, automatizam o pensamento e bloqueiam, assim, a crítica. Os métodos de produção desenvolvidos no Estúdio de Colônia, baseados na colaboração entre compositores, técnicos e artistas, são analisados como exemplo de "criação dialógica", capaz de despertar a consciência crítica para a realidade dos aparelhos. O ensaio demonstra como a música eletrônica explora os aparelhos de maneira não ortodoxa – como um jogo. Esse jogo pode subverter a função alienante dos aparelhos e promover o diálogo, criando novas informações e conceitos que ajudem a sociedade a decifrar os programas dos aparelhos.Downloads
Referências
CHAGAS, Paulo C. Spiel und Dialog: das Komponieren mit Apparaten. In: UNGEHEUER, E. (org.). Elektroakustische Musik: Handbuch der Musik im 20, Jahrhundert, vol. 5. Laaber: Laaber Verlag, 2002, p. 182-196.
CHAGAS, Paulo C. A Música de Câmara Telemática: A Metáfora de Flusser e o Universo da Música Eletroacústica. Revista Ghrebh v. 11, p. 26-49, 2008. Disponível em: https://www.cisc.org.br/portal/jdownloads/Ghrebh/Ghrebh-%2011/05_chagas.pdf. Acesso em: 15 set. 2024.
CHAGAS, Paulo C. Creativity with Apparatuses: From Chamber Music to Telematic Dialog. Flusser Studies, v. 17, p. 2-15, 2014a. Disponível em: http://www.flusserstudies.net/sites/www.flusserstudies.net/files/media/attachments/paulo-chagas-creativity-with-apparatuses.pdf. Acesso em: 15 set. 2024a.
CHAGAS, Paulo C. Unsayable Music: Six Essays on Music Semiotics, Electroacoustic and Digital Music. Leuven: Leuven University Press, 2014b.
CHAGAS, Paulo C. Audiovisual and Multimedia Composition: Understanding the Connections between Acoustic and Visual Media. In: KUČINSKAS, D. (org.). Music and Technologies 2. Cambridge: Cambridge Scholars Publishing, 2014c, p. 11-22.
CHAGAS, Paulo C. Musical Understanding: Wittgenstein, Ethics, and Aesthetics. In: MAEDER, C.; REYBROUCK, M. (org.). Music, Analysis, Experience: New Perspectives in Musical Semiotics. Leuven: Leuven University Press, 2015, p. 115-133.
CHAGAS, Paulo C. Revolt and Ambivalence: Music, Torture and Absurdity in the Digital Oratorio The Refrigerator. In: ARAMAKI, M. et al (org.). Bridging People and Sound: 12th International Symposium, CMMR 2016 (Lecture Notes in Computer Science, vol. 10525). New York: Springer International Publishing, 2017, p. 331-346.
CHAGAS, Paulo C. Som e verdade: Pesquisa interdisciplinar em som e composição musical. Revista da Tulha, Ribeirão Preto, v. 5 n. 2, p. 107-132, 2019. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revistadatulha/article/view/165091/159710. Acesso em: 15 set. 2024.
CHAGAS, Paulo C. Sound, Truth, and Paradigm. In: CHAGAS, P. C.; WU, C. (org.). Sounds from Within: Phenomenology and Practice, Numanities – Arts and Humanities in Progress, vol. 18. Cham: Springer, 2021a, p. 1-28 Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-3-030-72507-5. Acesso em: 15 set. 2024.
CHAGAS, Paulo C. Zwischen Klängen und Apparaten: Zur Theorie und Praxis der elektronischen Musik. Remscheid: Rediroma-Verlag, 2021b.
CHAGAS, Paulo C. Music and Affect: Self, Sound, Embodiment, and the Music of Feldman and Xenakis. In: ANDREICA, O. (org.). Music as Cultural Heritage and Novelty: Numanities – Arts and Humanities in Progress. Cham: Springer, 2022, p. 83-110.
CHAGAS, Paulo C. Sound Imaginations: Listening Cultures and Audiovisual Immersion. Array, p. 59-76, 2023a. Disponível em: https://doi.org/10.25370/array.v2023. Acesso em: 15 set. 2024.
CHAGAS, Paulo C. Imaginações sonoras, imersão audiovisual telemática. In: FIGUEIREDO, C. et al (org.). Escrita, som, imagem: Natureza em foco, vol. 3, p. Belo Horizonte: Fino Traço, 2023b, 63-84. Disponível em: https://www.finotracoeditora.com.br/e-book-escrita-som-e-imagem. Acesso em: 15 set. 2024.
CHAGAS, Paulo C. From Sacrifice to Telematics: On Music and Ritual. Roczniki Humanistyczne, v. 72 n. 12, p. 69-80, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.18290/rh247212sp.6. Acesso em: 15 set. 2024.
FLUSSER, Vilém. Filosofia da caixa preta: Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.
FLUSSER, Vilém. Ins Universum der technischen Bilder. 5. ed. Göttingen: European Photography, 1996.
FLUSSER, Vilém. O Universo das imagens técnicas: Elogio da superficialidade. Rev. técnica Gustavo Bernardo. 1. ed. São Paulo: Anablume, 2008.
JOY, Bill. Why the Future Doesn’t Need Us. Wired, v. 8, n. 4, 2000. https://www.wired.com/2000/04/joy-2/. Acesso em: 15 set. 2024.
KLOOCK, Daniela; SPAHR, Angela. Medientheorien: Eine Einführung. Munich: Wilhelm Fink, 1997.
POUSSEUR, Henri. Fragments théoriques I sur la musique expérimentale. Brussels: Editions de l’Institut de Sociologie de l’Université Libre de Bruxelles, 1970.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Paulo Chagas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo atribuição CC-BY-NC:
Este trabalho está licenciado sob uma licença CC-BY-NC