Novas competências na condução musical: diálogos sobre a inclusão do solfejo tímbrico na formação de regentes na Pós-Pandemia de Covid-19

Autores

  • Cristina Moura Emboaba da Costa Julião de Camargo Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Fernando Emboaba de Camargo Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0003-4491-3197

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.230389

Palavras-chave:

Solfejo tímbrico, Coro virtual, Treinamento auditivo, Regência, Tecnologia musical

Resumo

A pandemia da Covid-19 remodelou a dinâmica da atuação musical de regentes durante o período da suspensão de atividades musicais presenciais. Esta mudança, comentada aqui através de relatos de experiência, apontou para o uso de ferramentas tecnológicas que viabilizaram a realização das práticas musicais coletivas no modelo remoto - coros virtuais ou vídeo mosaico, ensaio por videoconferência. Foram analisados trabalhos científicos nacionais durante o período de 2020 a 2022 na temática da prática coral. Notamos que foi requisitado ao regente um conhecimento específico da área de tecnologia musical e que se manteve mesmo após o retorno das atividades presenciais. Para o desenvolvimento dessas novas competências, buscamos materiais que possam, de maneira teórica e prática, contemplar um treinamento técnico auditivo para produção de áudio (solfejo tímbrico), a saber: o aplicativo e livro Produção de Áudio e escuta crítica - treinamento técnico auditivo de Jason Corey publicado em 2010.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cristina Moura Emboaba da Costa Julião de Camargo, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Possui graduação com Bacharelado em música com habilitação em regencia pela Universidade Estadual de Campinas (1986). É Mestre em Musicologia na pós-Graduação da ECA-USP, sob orientação do Prof. Dr. Rodolfo Coelho de Souza e Doutora na mesma universidade em musicologia sob a orientação do Prof. Dr.Rubens Russomano Ricciardi.Foi regente coral da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho nos campi de Franca e Jaboticabal de 2003 a 2015. Atuou como regente convidada do Madrigal Ademus, ligado ao Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto. Tem experiência na área de música com regência,composição e arranjos para coro. Na área de teatro atuou como compositora de trilhas musicais e interpretação teatral.Em educação atuou como professora de música especializada em pedagogia Waldorf.Desenvolveu um projeto de pesquisa para o Museu de Imagem e do Som de Ribeirão Preto sobre o radio clube PRA-7. É integrante desde 2013 do laboratório de Ciência da Performance NAP-CIPEM do Departamento de Música da FFCLRP/USP, e desde 2014 do Grupo de Pesquisa CNPq Poíesis, Práxis e Theoria em Música.É integrante do grupo de câmara Brasil Matuto desde sua fundação em 2014 como pianista, violonista, regente e cantora.Atualmente é docente efetiva do Departamento de Música do Centro de Artes da Universidade Estadual de Santa Catarina -UDESC/CEART nas áreas de Regência, Prática de Coral e Prática de Conjunto, aprovada em concurso público em julho/2015. Em 2017 ingressou no grupo de pesquisa Musics do departamento de Música da UDESC e assumiu sua liderança em 2022.Nesse mesmo ano passou a fazer parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Música da UDESC

  • Fernando Emboaba de Camargo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Fernando Emboaba é Doutor em música pelo Instituto de Artes (IA) na Universidade Estadual de Campinas sob a orientação do Prof. Dr. Adolfo Maia Junior a partir do ano de 2014 e pelo Prof. Dr. José Eduardo Fornari Novo Junior a partir de 2016 até o término da tese (2018). Mestre em musicologia na Escola de Comunicação e Artes (ECA), na Universidade de São Paulo sob a orientação do Prof. Dr. Rubens Russomano Ricciardi a partir do ano de 2011, concluído em 2013. Graduado em Licenciatura em Música na Escola de Comunicação e Artes (ECA) na Universidade de São Paulo no campus de Ribeirão Preto com início em 2007, e término em 2010. Atua como professor de Percepção Musical (Efetivo EBTT) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), na Escola de Música em Natal. Pesquisador e compositor nas áreas de percepção musical, teoria da música e trilha sonora com foco em games.

Referências

ALMEIDA, Leonardo Rocha de; SÁ, Marco Gil Reis de; SANTOS, Marcelo Rabello dos. “Arte e Tecnologia: o papel extensionista de um coral universitário durante a pandemia de Covid-19”. Redin, Taquara/RS, FACCAT, v.9, n.1, p.48-58, 2020. Disponível em: https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/1855. Acesso: 08/10/2024.

ALMEIDA, Leonardo Rocha de; SANTOS, Marcelo Rabello dos. “A sobrevivência da arte: novas práticas de coral universitário em tempos distantes”. Em Rede, Porto Alegre, v. 8, n.1, n.p., 2021. Disponível em: https://doi.org/10.53628/emrede.v8.1.728. Acesso: 08/10/2024.

AMORIN, Dalton.S., MORENO, Adriana.Santos. & ALVES, Domingos. 2020. “Condições para a reabertura da Rede Escolar no Município de Ribeirão Preto no contexto da pandemia da Covid-19”. Nota Técnica para o Comitê Intersetorial da Secretaria Municipal de Educação. Disponível em: https://www.ribeiraopreto.sp.gov.br/files/seducacao/pdf/nota-reabertura-rede-escolar.pdf Acesso: 08/10/2024

CAMARGO, Cristina M.E.C.J. “Ensaio sobre a Covid-19 e a área musical”. In: PIEDADE, Acacio Tadeu de Camargo, HOLLER, Marcos Tadeu (orgs). MUSICS: Musicologia Histórica, Composição e Performance. Curitiba: CRV, 2021, p. 251 -279.

CAMARGO, Cristina M. Emboaba da Costa Julião de; SILVA, André Luiz Nunes da; TROJAN, Eduardo Erik; DARELA, Júlia; MARTINS, Mateus Lanzarin. “Prática Musical Coletiva no isolamento social: relato de experiência do programa de extensão Engenho Musical – UDESC”. Revista da Tulha, Ribeirão Preto, v. 7, n. 2, p. 9-51, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2021.191976. Acesso: 08/10/2024.

CONCEIÇÃO, Manoella Remião; ALMEIDA, Leonardo Rocha de; SANTOS, Marcelo Rabello dos. “A Arte em Tempos Pandemia: O que um coral universitário aprendeu em 2020”. In: SIEPEX, 10º, Anais do 10º Siepex. Porto Alegre: 2021. Disponível em: http://pev-proex.uergs.edu.br/index.php/xsiepex/index. Acesso: 08/10/2024.

COREY, Jason. Audio Production and Critical Listening: Technical Ear Training. Michigan: Focal Press, 2010.

CORREA, Elisa C.D. . “Usuário, não! Interagente: proposta de um novo termo para um novo tempo”. Encontro Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Florianópolis. 19(41), 23-24, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1518-2924.2014v19n41p23. Acesso: 08/10/2024.

DEVELOPING Critical Listening Skills Through Technical Ear Training, Jason Corey. Chicago: AES Section, 2016. Disponível em: https://youtu.be/Y7e8pHLRT4c. Acesso: 08/10/2024.

ESPINDOLA, Lincoln Thiego; CAMARGO, Cristina M. Emboaba da C. J. de. “A fábrica de vídeos-mosaico: Um olhar sobre uma prática paliativa de canto-coral em período de pandemia”. In: XXV Congresso Nacional da Abem. Anais [...]. Online, Abem, 2021. Disponível em:

http://abem-submissoes.com.br/index.php/xxvcongresso/2021/paper/view/706. Acesso: 08/10/2024.

GOHN, M. Daniel. “A Tecnologia na Música”. In: INTERCOM, XXIV Congresso Brasileiro da Comunicação. Campo Grande. Anais [...]. Campo Grande: INTERCOM. p. 1-13, 2001. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/149801003222230945765212217541460451734.pdf. Acesso: 08/10/2024.

GONÇALVES, Felipe Sardinha. “Canto Coral em meio ao Distanciamento Físico em SP”. 2021. Monografia (Curso de Educação Musical) - Graduação, São Paulo: Instituto de Artes, UNESP, 2021. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/215911. Acesso: 08/10/2024.

KIM, S.;COZZARIN, J. “A New Technical Ear Training Game and Its Effect on Critical Listening Skills”. Applied Sciences. MDPI, Online, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.3390/app13095357. Acesso: 08/10/2024.

KOCHENBORGER, Rodrigo Endres; BARCELOS, Cynthia. “Ensaio Online - Antes e durante a pandemia do Covid-19 - Uma reflexão comparativa”. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE ARTE E EDUCAÇÃO, 27º. Anais [...]. Montenegro: Editora da FUNDARTE, 2021, p. 01-07. Disponível em: http://seer.fundarte.rs.gov.br/index.php/Anaissem/issue/current. Acesso: 08/10/2024.

LIMA, Sonia Regina Albano de. “A criatividade e a experimentação na performance e docência performática em tempos de pandemia”. Revista Música, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 313-336, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.179790. Acesso: 08/10/2024.

McKINNON-BASSETT, Mark; MARTENS, William L. “Experimental comparison of two versions of a technical ear training program: Transfer of training on tone colour identification to a dissimilarity-rating task”. In: CONGRESSO DA AES, 50., Anais [...]. Mufreesboro, TN, USA, 2013. Disponível em: http://www.aes.org/e-lib/browse.cfm?elib=16860. Acesso: 08/10/2024.

MÜRBE, D., et. al. “Aerosol emission is increased in professional singing”. OSF Preprints, Online, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.31219/osf.io/znjeh . Acesso: 08/10/2024.

NÁPOLES, J. et. al. “American Covid-19 Response Committee Report: Choral Directors Associacion”, 2020. Disponível em: https://acda.org/wp-content/uploads/2020/06/ACDA-COVID-19-Committee-Report.pdf. Acesso: 08/10/2024.

QUESNEL, R. “A computer-assisted system for timbral ear training: A preliminary study”, 1990. Dissertação de mestrado (Departamento de Teoria) - Mestrado em Música, Universidade McGill, Montreal, 1990. Disponível em: https://escholarship.mcgill.ca/concern/theses/7p88ch80g. Acesso: 08/10/2024.

RAY, Sonia. “Ações, interações e transformações da Performance musical no confinamento”. Revista Música, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 283-296, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.11606/rm.v20i2.180193. Acesso: 08/10/2024.

SANTOS, Ana Maria Vargas dos. “A Tecnologia como Ferramenta de Qualidade de Vida do Idoso em Tempos de Isolamento Social: Estudo de caso do coral Copel. Revista Saúde e Desenvolvimento”. Sem Local, v.14, n.20, 2021. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistasaude/index.php/saudeDesenvolvimento/article/view/1166. Acesso: 08/10/2024.

SANTOS, Izabella Camila Domingo; FERREIRA, Alex Gomes; MAIA, Leandro. “Coral da UFPEL 2020: Vozes em rede”. In: 6ª SEMANA INTEGRADA UFPEL, Pelotas, 2020. Disponível em: http://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2020/XF_02144.pdf?ver=1601401694. Acesso: 08/10/2024.

SOUSA, Mercia Catirussa Silva; RIBAS, Gabriel Luca de Souza; SILVA, Carlos Alberto Oliveira da. “A experiência através da virtualização do canto coral na ação vox virtual”. In: 6ª SEMANA INTEGRADA UFPEL. Anais [...]. Pelotas, 2020. Disponível em: http://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2020/XA_03357.pdf?ver=1601563501. Acesso: 08/10/2024.

SPAHN, C.; RICHTER, B. Avaliação dos riscos de contaminação com Covid-19 em instrumentistas e cantores. Trad. de Pedro Nuno Figueira e João Barros, com revisão de Filipa M.B. Lã, Universidade de Medicina e Universidade de Música de Freiburg, Alemanha, 2020. Título original: Risikoeinschätzung einer Coronavirus-Infektion um Bereich Musik. Freiburger Institut Für Musikermedizin Universitätsklinikum und Hochschule für Musik Freiburg. Erstes Update vom 06/05/2020.

WEAVER, J., SPEDE, M., MILLER, S.et al. International Coalition of Performing Arts Aerosol Study Report 3. Terceiro relatório de aerossol disponível em: https://www.nfhs.org/articles/unprecedented-international-coalition-led-by-performing-arts-organizations-to-commission-covid-19-study. Acesso: 08/10/2024.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Camargo, C. M. E. da C. J. de, & Camargo, F. E. de . (2024). Novas competências na condução musical: diálogos sobre a inclusão do solfejo tímbrico na formação de regentes na Pós-Pandemia de Covid-19. Revista Da Tulha, 10(2), 197-226. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2024.230389