A Presença da Viola Caipira na Missa Caiçara de Kilza Setti: aspectos objetivos e subjetivos
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120349Palavras-chave:
Viola Caipira, Missa Caiçara, Kilza Setti, Mulheres Compositoras, Música Brasileira.Resumo
Este artigo analisa a Missa Caiçara da compositora brasileira Kilza Setti, enfocando sua escolha de incluir a viola caipira entre os instrumentos frequentemente utilizados neste gênero musical. São discutidos alguns aspectos objetivos e subjetivos do processo composicional da obra, com objetivo de esclarecer os procedimentos técnicos e estilísticos usados por sua autora. Entre os aspectos objetivos encontra-se o emprego de elementos musicais específicos encontrados na música das comunidades de pescadores, como acordes rasqueados da viola caipira e motivos rítmicos derivados do fandango português. Em caráter mais subjetivo Kilza presta homenagem a São Gonçalo, santo louvado pela comunidade pesqueira pela proteção a mulheres inférteis e prostitutas, citando uma melodia tradicionalmente cantada em suas festas. Devido à pequena quantidade de trabalhos existentes sobre a Missa Caiçara de Kilza Setti, as principais fontes utilizadas foram uma entrevista realizada com a compositora em 2016, sua pesquisa de Doutorado acerca da música das comunidades caiçaras e a Dissertação de Mestrado de José Luiz Chamorro Ribalta sobre a peça, além da partitura e gravação da música em questão.Downloads
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Publicado
2016-06-16
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Seção
Comunicação
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Como Citar
A Presença da Viola Caipira na Missa Caiçara de Kilza Setti: aspectos objetivos e subjetivos. (2016). Revista Da Tulha, 2(1), 42-59. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2016.120349