The musical teaching in childhood education and its possible relationship with the developmental theory proposed by L. Vigotski

Authors

  • Cícero Rodarte Mião Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Sonia Regina Albano de Lima Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2020.176713

Keywords:

Musical education, Vygotsky’s developmental theory, Valuing the arts for integral human development, Musical education as a historical-social process

Abstract

The following text points out the importance of musical education during Early Childhood Education propagated in the pedagogical ordering geared towards this age group, more intensely outlined in the National Common Curricular Base (BRASIL, 2018). He was also concerned with pointing out how Vigotski’s Developmental Theory can substantiate part of the actions, practices and activities present there, subsidizing an artistic teaching proposal that takes aspects towards the social and historical valorization of this teaching. From this report, the need to implement a musical education that extends from childhood to basic education becomes clear.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Cícero Rodarte Mião, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Doutorando em Música com ênfase em Educação Musical pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mes-quita Filho, Mestre pelo Programa de Mestrado em Psicologia da Uni-versidade Federal de São João del-Rei, na área de Psicologia Social e Socioeducativa, graduado em Educação Musical – Licenciatura, pela Universidade Federal de São João Del-Rei. Idealizador e atuante no programa universitário “Música Viva” que atendeu crianças em situação de vulnerabilidade social em São João del-Rei-MG entre 2011 e 2017, projeto esse contemplado com certificação de Honra ao Mérito por Extensão na Universidade Federal de São João del-Rei. Idealizador, articulador e docente no processo de implantação de oficinas de mu-sicalização nos berçários da na Rede Municipal de Educação Infantil de São Sebastião do Paraíso-MG. Docente no curso de Pedagogia da Libertas Faculdades Integradas em São Sebastião do Paraíso-MG.

  • Sonia Regina Albano de Lima, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

    Doutorado em Comunicação e Semiótica- Artes (PUC-SP); pós-doutorado em Interdisciplinaridade e Educação pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Interdisciplinaridade da PUC-SP (GEPI-PUC- SP ); pós-doutorado em música realizado no Programa de Pós-Graduação em Música do IA-UNESP, pós-graduação lato sensu em práticas instrumentais e música de câmara (FMCG); es-pecialização em interpretação musical e música de câmara com o Prof. Walter Bianchi ( FMCG); bacharelado em instrumento – piano (FMCG); bacharelado em direito (USP); licenciatura curta em educação musical e habilitação para o ensino de piano (Instituto Musical de São Pau-lo). Estudou piano e música de câmara regularmente com os professo-res Martin Braunwieser, Sonia Muniz, Roberto Sabbag e Walter Bianchi. Participou de cursos de extensão com intérpretes nacionais e inter-nacionais, entre eles destacam-se Bruno Seidholfer, Camargo Guarnieri, Rosalyn Tureck, Sérgio Magnani e Homero Magalhães. Foi professora de piano da Escola Municipal de Música. Na FMCG foi professora de músi-ca de câmara e piano; vice-diretora; diretora executiva; coordenado-ra pedagógica dos cursos de graduação (canto, instrumento, compo-sição e regência) e pós-graduação lato sensu em educação musical e música. Foi professora pesquisadora da UNIABC para a implantação do Mestrado Profissional; bolsista coordenadora de pesquisa da FUNADESP. É professora do Programa de Mestrado e Doutorado do IA-UNESP. Foi diretora e coordenadora artística da Escola de Música de São Paulo. É pesquisadora junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplina-ridade do Programa de Pós-Graduação em Educação (CurrÍculo) da PUC-SP (GEPI-PUC- SP) e 2ª líder de pesquisa do Grupo de Pesquisa em Educação Musical do IA-UNESP (GEPEM). É colaboradora junto ao Projeto Pensar e Fazer Arte da PUC-SP sob a organização do Prof. Dr. Claudio Picollo. Autora e organizadora de livros, coletâneas e textos de revistas científicas voltadas para a interdisciplinaridade, performance e educação musical. Foi Presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música de 2015 a 2019.

References

ANDRADE, Júlia Pinheiro. Música e Sociedade, Canção popular e Cultura de Massas: A Experiência Urbana do Tropicalismo e do Rap na Cidade de São Paulo. In: XVII CONGRESSO DA ANPPOM, Subárea de Etnomusicologia, 2007, São Paulo. Disponível em http://www.anppom.com.br/anais/17%20anais%20SP%202007/etnomusicologia/etnom_JPAndrade.pdf.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, Emenda Constitucional nº 59/200926 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#infantil . Acesso em: 01 maio. 2020.

ESLINGER, Paul J. Desenvolvimento do Cérebro e Aprendizagem. In: Revista Cérebro e Mente. Núcleo de informática Biomédica da Universidade Estadual de Campinas, 25/05/2003. Disponível URL:http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=8&texto=345

PARIZZI, Maria Betânia. O desenvolvimento da percepção do tempo em crianças de dois a seis anos: um estudo a partir do canto espontâneo. Tese de Doutorado, Faculdade de Medicina, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.

PRESTES, Zoia. R. Quando não é quase a mesma coisa: traduções de Lev Semionovitch

Vigotski no Brasil Repercussões no campo educacional. Tese de Doutorado Faculdade de Educação, UNB, Brasília. 2010.

VALSINER, J. Mundos da Mente, Mundos da Vida. 2 ed. Porto Alegre: Editora Artmed 2012.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Psicologia da Arte. 2 ed. SP: Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKI, Lev Semenovich. Aprendizagem e Desenvolvimento Intelectual. In: Psicologia e Pedagogia: Bases Psicológicas da Aprendizagem e do Desenvolvimento - Luria, Leontiev, Vygotski e Outros. São Paulo: Centauro, 2005, p.1-17.

VIGOTSKI, L. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2010.

Published

2020-12-21

Issue

Section

Article

How to Cite

Mião, C. R., & Lima, S. R. A. de. (2020). The musical teaching in childhood education and its possible relationship with the developmental theory proposed by L. Vigotski. Revista Da Tulha, 6(2), 64-89. https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2020.176713