O Grande Circo Místico: um projeto artístico-pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2447-7117.rt.2020.169157Palabras clave:
O Grande Circo Místico, Ensino Superior, Festival Fiato al BrasileResumen
A realização artística e pedagógica do projeto de extensão cultural aqui descrito permite a discussão de uma formação musical fundamentada na articulação das áreas do ensino superior - Ensino, Pesquisa e Extensão - com a interação e complementariedade (Morin,2012) entre as três principais atividades musicais - poética, prática e teoria - e das disciplinas e conteúdos do currículo do curso superior de música como alternativa para uma formação musical com potência crítica, enfrentando a estrutura de fragmentação e compartimentação do conhecimento e habilidades instalada nos processos pedagógicos. Nesse recorte descrevemos e apreciamos a montagem do espetáculo O Grande Circo Místico, com as canções compostas por Chico Buarque e Edu Lobo baseadas no poema homônimo de Jorge de lima, realizado por dois programas de extensão do Centro de Artes e Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina Udesc/FLORIANÓPOLIS com três grupos musicais e um grupo de atores, produzido pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura dessa universidade.
Descargas
Referencias
ADORNO, Theodor Wiesengrund; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento: fragmentos filosóficos. Tradução Guido Antonio de Almeida; Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 1985, [1a ed. 1944].
ADORNO, Theodor Wiesengrund. Educação e Emancipação. Tradução Wolfgang Leo Maar, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995 [1a ed. 1971].
CAMARGO, Cristina. O ensino musical na perspectiva da poética, da práxis e da teoria: processos de formação alternativos à indústria da cultura. 2014, 214 p., Tese PPGMus ECA/ USP, São Paulo.
COSTA, Alexandre [da Silva]. ¨Da relação entre lógos e daímon em Heráclito: a escuta como definidora do homem¨. In: RICCIARDI, Rubens Russomanno; ZAMPRONHA, Edson (org). Quatro ensaios sobre música e filosofia: 1a ed., Ribeirão Preto, SP: Editora Coruja, 2013.
COSTA, Maria Manuela Isaías Afonso da. O valor da música na educação na perspectiva de Keith Swaanwick. 2010, 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Lisboa (Portugal), 2009/2010.
FONTERRADA, Marisa T. de O. De Tramas e Fios: um ensaio sobre música e educação. 2a ed. São Paulo: Editora UNESP, Rio de Janeiro: FUNARTE, 2008.
HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Tradução Maria da Conceição Costa; Lisboa, Portugal: Edições 70, 2005 [1935/36, 1a ed. 1977].
MORIN, Edgar. A religação dos saberes - desafio do século XXI. Tradução e notas Flávia Nascimento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2012.
PAREYSON, L. Problemas da Estética. Tradução Tradução Maria Helena Nery Garcez, Sandra Neves Abdo. 1a ed. - São Paulo: Martins Fontes, 2001 [1984].
PAULINO, Ana Maria. Artistas Brasileiros, 1 – Jorge de Lima. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1995.
QUADROS, Deisily. ¨O Grande Circo Místico: do palco à página¨. XII Congresso Internacional da ABRALIC Centro, Centros – Ética, Estética 18 a 22 de julho de 2011 UFPR – Curitiba, Brasil.
REIS, Sandra Loureiro de Freitas. Elementos de uma filosofia da educação musical em Theodor Wiesengrund Adorno. Belo Horizonte: Mãos unidas edições pedagógicas Ltda, 1996.
STRAVINSKY, Igor. Poética Musical em 6 lições. Tradução Luiz Paulo Horta. - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1996 [1a ed. 1942].
SWANWICK, Keith. Ensinando música musicalmente. Tradução Alda Oliveira e Cristina Tourinho, São Paulo: Modera, 2003.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo bajo la licencia de atribución Creative Commons CC-BY-NC:
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.